Para quem usa a Linha Turismo, dois pontos são os mais indicados para começar o passeio. Uma opção é a Praça Tiradentes, onde está a Catedral de Curitiba. Outra opção de parada é na rua Jaime Reis, próximo à Praça Garibaldi.
![]() |
Na imagem, Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, Padroeira da cidade, no Centro. Foto:Jaelson Lucas/SMCS (arquivo) |
A presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra, lembra que o centro histórico de Curitiba concentra riquezas culturais diversas. “É uma região muito importante do ponto de vista histórico e com grande valor cultural para a cidade. No caso dos templos religiosos, o visitante pode conhecer todos em um mesmo dia e ainda usufruir da boa infraestrutura de restaurantes, bares e hotéis que ali estão”, explicou Tatiana.
Aos domingos, o local é palco da famosa Feira do Largo da Ordem, que reúne artistas, artesãos e opções gastronômicas.
Catedral
A Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz e Bom Jesus dos Pinhais foi construída de 1876 a 1893. A catedral tem estilo neogótico, com inspiração na Catedral da Sé de Barcelona, na Espanha. A autoria do projeto é atribuída ao arquiteto francês Alphonse Conde des Plas.
![]() |
Na imagem, Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, Padroeira da cidade, no Centro. Foto:Jaelson Lucas/SMCS (arquivo) |
No local, também é possível ver pinturas dos artistas italianos Anacleto Garbaccio e Carlos Garbaccio.
Local: Praça Tiradentes
Horário: de terça-feira a domingo, das 7h30 às 19h
Visitação guiada com agendamento.
Entrada gratuita
Igreja da Ordem
Construída em 1737, é a mais antiga de Curitiba. Seu nome original era Nossa Senhora do Terço, mas com o surgimento da Ordem de São Francisco em Curitiba, em 1746, foi alterado para Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Chagas.
A igreja foi restaurada em 1880 para a visita do imperador D. Pedro II. A torre foi concluída em 1883 e os sinos doados pelos grandes produtores da erva-mate da época. Foi tombada em 1965.
A torre tem traços mouriscos e neogóticos, mas seu interior tem características coloniais. Entre outras preciosidades, possui um altar folheado a ouro e uma talha barroca do início do século 18. Outra atração da Igreja da Ordem é o Museu de Arte Sacra, no prédio anexo.
Local: Rua Mateus Leme, 1
Horário: de terça a quintas-feiras, das 7h30 às 18h30. Sextas-feiras, missa às 7h30 e aberta das 8h às 16h. Sábados, missa às 7h30 e 18h30, aberta de 8h às 18h. Domingos, missas às 10h, 12h e 18h, aberta de 13h às 18h
Entrada gratuita
Igreja Presbiteriana Independente
Foi inaugurada em 1934 e é um símbolo da divisão da congregação, que em 1903 se desligou das igrejas norte-americanas para a fundação da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil.
![]() ![]() |
Na imagem, Igreja Presbiteriana Independente. Foto: Ivan Bueno/SMCS(arquivo) |
Local: Rua do Rosário, 218.
Horário: aberta no horário dos cultos – terças-feiras, às 15h, quintas-feiras, às 20h, e domingos, às 10h e 19h30
Visitação monitorada para grupos somente com agendamento.
Entrada gratuita
Igreja do Rosário
Construída em 1846, carrega a história de sua antecessora, a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de São Benedito, do século XVIII, construída por escravos e para os escravos.
![]() ![]() |
Na imagem, Igreja do Rosario no Centro Histórico. Curitiba, 26/10/2016 Foto:Cesar Brustolin/SMCS |
Em 1951, foi assumida pelos jesuítas. Os azulejos na fachada são remanescentes da versão original. Destacam-se os azulejos portugueses representando a santidade de Nossa Senhora do Rosário e uma procissão de colonos e o túmulo do Monsenhor Celso, antigo pároco de Curitiba, falecido em 1931.
Local: Praça Garibaldi.
Horário: segunda, quarta-feira e sábado, das 13h às 17h30. Terça e quinta-feira, das 12h às 17h30. Domingo, de 8h às 12h e das 16h às 17h30
Entrada gratuita
Igreja Luterana
Fundada em 1866, a primeira Comunidade Luterana de Curitiba era sediada em uma casa alugada no Alto São Francisco. Em 1872, foi construído o primeiro templo, em estilo enxaimel. A construção foi feita no terreno onde atualmente estão o templo da Comunidade do Redentor e o Colégio Martinus, na Rua Trajano Reis.
Em 1892, foi necessário demolir o templo, mas já em 1894 ele estava reconstruído e reinaugurado. O templo, em estilo gótico, agora com torre e sino, marcava uma nova fase religiosa na comunidade e na política no País, quando se instalou o Estado laico, com liberdade religiosa.
Mesquita Imam Ali Ibn Abi Tálib
O templo religioso da comunidade muçulmana foi inaugurado em 1972. Seu nome homenageia um importante guia espiritual, tido como sucessor legítimo de Maomé pelos muçulmanos do grupo xiita.
![]() ![]() |
Na imagem, Mesquita Iman Ali Ibn Abi Tálib no Centro Histórico. Curitiba,17/10/2016 Foto:Cesar Brustolin/SMCS |
Possui uma cúpula central e é ladeado por dois minaretes azuis. A fachada está voltada para a cidade sagrada de Meca. O interior é completamente forrado com legítimos tapetes persas e decorado com mosaicos islâmicos feitos à mão.
Local: Rua Kellers, 383.
Horário: aos domingos, das 10h às 13h30
Visitação monitorada para grupos e somente com agendamento.
Para assistir ao culto, basta tirar os sapatos e, no caso das mulheres, cobrir a cabeça com véu.
Entrada gratuita
Arquidiocese de Curitiba
A Diocese de Curitiba foi criada em 1892, pelo Papa Leão XIII, e abrangia toda a região dos estados do Paraná e Santa Catarina. Em 1894, o papa escolheu o primeiro bispo da Diocese, dom José Camargo de Barros.
Em 1926, a Diocese de Curitiba foi elevada à Província Eclesiástica do Paraná, tornando-se assim Arquidiocese.
Local: Rua Jaime Reis, 369.
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.
Visitação monitorada para grupos somente com agendamento.
Entrada gratuita
Igreja São Vicente de Paulo
Construída em 1932, é um dos marcos da cultura polonesa em Curitiba. Cultiva a tradição de realizar missas em polonês nos domingos de manhã e é administrada pelos padres da Congregação da Missão da Vice-Província Polonesa desde 1920.
Os destaques são os sinos doados pela colônia polonesa em 1933 e o altar-mor, feito em mármore.
Local: Rua Jaime Reis, 531.
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. Sábado, das 8h às 11h e das 14h às 17h (casamentos são frequentes neste horário). Domingo, das 7h às 11h e das 18h às 19h
Entrada gratuita
Templo Hare Krishna
Tradição religiosa oriental milenar que segue a religião monoteísta Vaishnava, com devoção a Krishna ou Vishnu.
O local promove diversos encontros, jantares vegetarianos, estudos e festividades tradicionais.
Local: Rua Duque de Caxias, 76
Horário: de segunda-feira a domingo, das 8h às 23h
Entrada gratuita