Então, O que é Cicloturismo?
Cicloturismo é a experiência de viagens usando a bicicleta como meio de transporte e interação com as paisagens e com a cultura visitada.
Existem diferentes maneiras de se realizar cicloturismo, tudo depende dos objetivos da viagem, do tempo e investimento disponíveis, do apelo de aventura ou contemplação e, ainda, de fatores motivacionais particulares.
O cicloturismo pode ser praticado de forma auto-guiada (autônomo) ou contando com o serviço de guiamento profissional. Pode, ainda, ser realizado em grupo ou isoladamente.
Há duas modalidades básicas de cicloturismo: de forma autônoma e com suporte. Viajar com autonomia pode ser praticado tanto solitariamente como em grupo. Nesta modalidade a(o) viajante leva consigo tudo o que precisa na viagem, normalmente nas bolsas específicas para bicicleta chamadas alforjes.
Na modalidade com suporte, geralmente a(o) viajante contrata o serviço de uma operadora, que organiza o roteiro, hospedagem e alimentação, normalmente transporta os pertences da(o) viajante e oferece serviço de guia.
Em resumo, o cicloturismo é uma maneira sustentável de realizar viagens de bicicleta, de acessar lugares de natureza e cultura exuberante, incrementando o conhecimento do viajante e das comunidades preparadas para o receber. A estas comunidades chamamos “destinos cicloturísticos”, e sobre eles falaremos a seguir.
Dicas importantes:
– Leve bastante água e sempre encha as caramanholas onde tiver água.
– Câmaras reservas, pelo menos duas.
– Ferramentas para troca de pneus e corrente.
– Power link, existem subidas e sua corrente pode quebrar.
– Repelente, existe muita butuca e pernilongo.
– Protetor solar.
– Comida.
– Prefira comer em lugares na cidade, são mais baratos que os de beira de estrada.
– Leve dinheiro em espécie.
Fonte Ciclotur
Respostas de 2