O representante da ONG Rodas da Paz, Rafael Stucchi, foi convidado para falar sobre o perfil dos ciclistas do DF, a partir de estudo feito pelo Detran. Ele fala sobre os desafios da mobilidade urbana no DF.
Esporte, Brasília, Rodas da Paz Divulgação/ Rodas da Paz |
Rafael afirma que é perceptível o aumento do uso da bicicleta como meio de lazer e transporte entre a população do Distrito Federal, mas aponta dificuldades dos ciclistas no acesso seguro a cidade. “No DF, até temos bastantes ciclovias, mas dentro da malha rodoviária total, temos uma porcentagem muito pequena. Então na maioria do trajeto, o ciclista vai andar na rua, compartilhando o espaço com os carros, por isso, é fundamental aprender a compartilhar esse espaço”, explica Stucchi.
O estudo realizado pelo Detran indica perfil de ciclistas que foram vítimas de acidentes de trânsito no DF. A maioria, segundo o estudo, tem entre 20 e 29 anos, não utiliza equipamentos de segurança e usa bicicleta para trabalhar. A pesquisa aponta que ao longo deste ano, 22 ciclistas estiveram envolvidos em acidentes de trânsito.