Outono começa com tempo instável e temperaturas amenas

O outono começa oficialmente à 7h29 do dia 20 de março (segunda-feira) e vai até a 1h24 do dia 21 de junho. Segundo a previsão climática do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), a estação tende a apresentar chuvas ligeiramente acima do normal no Oeste, em parte do Sudoeste e do Centro em direção ao Norte. Pode chover abaixo da média no Centro, Norte e extremo Oeste.

“Essas probabilidades são pouco representativas”, afirma o meteorologista Cezar Duquia. Segundo ele, de modo geral os valores de chuvas previstos orbitam em torno da condição normal. As temperaturas tendem a permanecer dentro das médias históricas, mesclando dias quentes e frios com diferenças entre as regiões.

INSTÁVEL – A estação entra com tempo instável e as temperaturas variando de 12ºC a 28ºC. Em Curitiba e Região Metropolitana, tendem a ficar entre 12ºC e 24ºC com nebulosidade. No Litoral, entre 20ºC e 27ºC com chuviscos. No Norte, entre 15ºC e 27ºC com nebulosidade variável. O Oeste terá entre 16ºC e 28ºC com poucas nuvens, e o Sul, entre 13ºC e 25ºC com tempo nublado.

EL NIÑO NEUTRO – Devido ao relevo e à posição geográfica do Paraná, historicamente o outono apresenta redução das chuvas e variações bruscas das temperaturas. Este ano a maioria dos modelos meteorológicos projeta El Niño Oscilação Sul (ENOS) neutro até o início do inverno com 75% de probabilidade. Este fenômeno climático é aguardado para o segundo semestre deste ano. Ele altera drasticamente as Temperaturas da Superfície do Mar (TSM) no Oceano Pacífico Equatorial, podendo afetar o comportamento do clima em diferentes partes do planeta. 

O outono é uma das melhores épocas do ano para enfrentar os trilhos e afiar as tuas habilidades. Então não lamente o fim do verão e comemore esta estação em duas rodas. Confira 8 argumentos para você pedalar no outono:

1. Não há nada como as cores de outono
As folhas mudam de verde para a laranja, para ouro e ainda vermelho.

2. Correr contra a luz do sol
Os dias ficam mais curtos e os últimos brilhos dourados do sol sinalizam a corrida para casa.

3. Passeios noturnos
Porque à noite também se pedala.

4. Trilhos vazios
Os trilhos estão todos à tua disposição e com poucas pessoas.

5. Calma
No outono podes desfrutar da calma dos trilhos vazios…

6. Novas máquinas
No outono a natureza pode ficar em estado de hibernação temporária, mas é a época do ano em que a indústria de bicicletas começam a florescer. Novos produtos começam a encher as lojas.

7. Trilhos perfeitos
A temperatura pode ter descido um pouco, mas os trilhos funcionam na perfeição.

8. Porque o tempo frio não te pára!
O que é mais triste do que condenar a tua bicicleta à ferrugem e às teias de aranha da garagem? Sai à rua e pedala, pedala, pedala!

Gostou? Compartilhe!

Author picture

Deixe um comentário