Mel pode aumentar resistência de ciclistas

Um novo estudo, apresentado em 04 de abril na reunião anual de Biologia Experimental, é o primeiro a indicar que o mel atua da mesma forma que a glicose na sustentação da resistência e força de ciclistas de elite.

O estudo indica que o uso do mel como fonte de carboidratos durante os exercícios melhorou significativamente o desempenho e força durante provas de ciclismo. “Vários estudos indicaram carboidratos como nutrientes críticos em exercícios de resistência. A maioria dos estudos indicaram que suplementos com glicose provêem a energia extra. Ficamos felizes ao descobrir que o mel, um coquetel de vários açúcares naturais, atua da mesma forma”, diz o Professor Richard Kreider, Ph.D. da Universidade de Memphis, principal pesquisador do estudo.

Nove ciclistas competidores receberam um de três suplementos na forma de gel por semana, durante um período de três semanas: mel, glicose e um placebo livre de carboidratos com sabor artificial. O teste de resistência, conduzido a cada semana, consistia em uma corrida de 64km com acompanhamento de um simulador de corrida computadorizado. O ciclista recebia 15g de carboidrato em forma gel juntamente com 250 ml de água no início do teste e a cada 16km. Tanto a glicose quanto o mel produziam uma redução estatisticamente significativa do tempo total da corrida, com aumento significativo da potência média dos atletas.

Os resultados do estudo indicam que o mel é uma fonte de carboidratos alternativa efetiva e de baixo custo, mas cabe informar que realizar auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação nunca é indicado e deve-se utilizar produtos seguros.

Gostou? Compartilhe!

Author picture

Deixe um comentário