Segundo o Sistema Digital de Dados Operacionais da Polícia Militar do Paraná e do Corpo de Bombeiros, de janeiro a abril de 2016, foram registradas 590 colisões entre automóveis e bicicletas no Estado. São 602 vítimas, sendo 10 delas fatais.
O depoimento, inspirado em fatos reais, é de um motorista de ônibus. “Nos primeiros quatro meses deste ano, foram 30 acidentes envolvendo ônibus e bicicletas no Paraná. A diferença de tamanho torna mais grave a colisão. Por isso, reforçamos, no trânsito o maior sempre deve cuidar do menor”, lembra o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.
Com intenção de prevenir acidentes deste tipo e reorganizar o espaço urbano, o Governo do Paraná tem trabalhado nas duplicações e construção de calçadas e ciclovias. Obras acontecem no trecho Pinhais – Piraquara (14 km), Colombo (6,5km), Estrada do Cerne (11km) e Litoral do Paraná (3,5km).
Para os projetos que ainda serão executados estão programadas 51 quilômetros de ciclovias e 23 quilômetros de calçadas e ciclovias entre Matinhos e Praia de Leste (24 km), Curitiba e Rio Branco (23km) e Londrina e Guaravera (27 km).
A Coordenadora do Programa Ciclo Paraná, Daniela Janaína Pereira Miranda, conta que o Estado tem investido para implementar ações que consolidem a utilização da bicicleta não somente como meio de lazer e prática esportiva mas também como meio de transporte.
“O Ciclo Paraná tem promovido políticas estruturais por meio de educação no trânsito, relacionadas com o uso da bicicleta nas mais diversificadas situações de uso. Sendo essas ações realizadas por meio de seminários e outras ações educativas sobre os direitos e deveres no transito.
Daniela explica ainda que um dos objetivos é fazer com que as pessoas entendam o quanto também é importante o respeito e cidadania na prevenção de acidentes de trânsito.