Parques do Paraná são ótimas alternativas para turismo durante o verão

Como alternativa às praias, visitar as unidades de conservação do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) pode ser uma boa pedida para as férias de verão. Em todo o estado, 29 unidades estão abertas à visitação e com infraestrutura para atender o público.

Parque Estadual Vilha Velha. Ponta Grossa, 30/05/2015. Foto: Pedro Ribas/ANPr

    Entre os parques mais visitas estão Serra da Baitaca (Caminho do Itupava), em Quatro Barras; o Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa; e o Parque Estadual Pico do Marumbi, em Morretes. Apenas entre Natal e Ano Novo, os locais receberam cerca de três mil visitantes.

    Para o presidente do IAP, inserir esses parques dentro do contexto do Verão Paraná é importante para incentivar a participação da sociedade na conservação do meio ambiente, mesmo de férias. “A gente só preserva aquilo que a gente conhece. Incentivar o lazer em locais onde a estrutura e o ambiente permitem é uma maneira mais leve de proporcionar esse conhecimento”, disse.

    Confira as características de cada parque e programe sua visita:

    CAMINHO DO ITUPAVA – O trajeto de 16 quilômetros em meio a Mata Atlântica liga o Parque Estadual do Marumbi ao Parque Estadual Serra da Baitaca. Entre as principais atrações do Caminho do Itupava, estão a Casa do Ipiranga, a Roda d’Água e o Santuário do Cadeado.

    MARUMBI – O Parque Estadual Pico do Marumbi abrange os municípios de Morretes, Quatro Barras e Piraquara e é a maior unidade de conservação do Estado aberta ao público. O local também é considerado Patrimônio da Humanidade e Reserva da Biosfera pela Unesco, pela proteção à Floresta Atlântica.

    Além do camping gratuito disponível para os visitantes, o Parque tem diversas belezas naturais, protege um conjunto de montanhas e, por isso, atrai adeptos do montanhismo, da canoagem, campistas e amantes da natureza.

    Acesso: A principal forma de acesso é por trem, que sai diariamente, às 8h15, da Rodoferroviária de Curitiba e leva duas horas para chegar até a sede do Parque Estadual do Marumbi, no município de Morretes.

    O visitante também pode ir de ônibus, saindo de Curitiba até a rodoviária de Morretes, onde um ônibus municipal vai até o vilarejo de Porto de Cima.

    Quem vai de carro de passeio deve seguir pela BR-116 e entrar na Estrada da Graciosa, seguindo até o vilarejo de Porto de Cima. Os oito quilômetros restantes, até a Estação do Marumbi, devem ser percorridos a pé, de bicicleta ou de carro com tração 4×4.

    VILA VELHA –
    Em Ponta Grossa, o Parque Estadual de Vila Velha é um dos locais mais visitados da região e o Lobi conhece e faz cicloturismo constantemente nesse parque, confira clicando aqui. Atualmente ele passa por um período de transição de gestão de atendimento ao público, com o encerramento do contrato entre IAP e Paraná Projetos e, por isso, a visitação está restrita aos Arenitos até a metade do mês.

    Parque Estadual Vilha Velha. Ponta Grossa, 30/05/2015. Foto: Pedro Ribas/ANPr

    Tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual, o Parque Estadual de Vila Velha tem mais de 3 mil hectares e diversas atrações, entre elas os Arenitos, Furnas e a Lagoa Dourada. Entre a fauna, já foram encontradas muitas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção, como o lobo-guará, bugio-ruivo, tamanduá-bandeira, jaguatirica e aves como a águia-cinzenta, papagaio-de-peito-roxo, galito, caminheiro-grande e noivinha-de-rabo-preto.

    Gostou? Compartilhe!

    Author picture

    Deixe um comentário