A partir de agora é possível um passeio de bicicleta no Parque Vila Velha de forma autoguiada. Os amantes da natureza e turismo ao ar livre ganharam uma nova forma de visitar os impressionantes Arenitos do Parque Vila Velha, de bicicleta. A Unidade de Conservação, através de um contrato comercial entre a Lobi Cicloturismo e Soul Vila Velha, uma empresa do grupo Soul Parques, ganhou uma rota dentro do Parque para visitantes conhecerem, de bicicleta, as principais atrações da região.
Ciclistas pedalam ao lado dos Arenitos do Parque Vila Velha, em Ponta Grossa, PR. Fotos: Ivan Mendes – Lobi Ciclotur
Com um percurso de 22km o passeio de bicicleta no Parque Vila Velha, que fica a 90 km de distância da capital Curitiba, é um estímulo aos cicloviajantes ou visitantes que desejam conhecer os Arenitos, formações rochosas de várias formas: as Furnas, grandes poços com vegetação exuberante e lençol subterrâneo; a Lagoa Dourada, que ganhou esse nome devido o reflexo da luz do sol suas águas, além de outras paisagens exuberantes que caracterizam o bioma.
Amigos do Lobi testam a Rota de Cicloturismo no Parque Vila Velha, em Ponta Grossa, PR. Foto: Ivan Mendes – Lobi Ciclotur
Com nível intermediário de dificuldade o ciclotur autoguiado pode ser difícil aos iniciantes, mas basta descer da bike e empurrar nos trechos mais íngremes e logo os 300 metros de altimetria por estradas pavimentadas entre paralelepípedo e asfalto serão vencidos!
Para aproveitar o cicloturismo autoguiado no Parque Vila Velha basta levar a sua bicicleta, equipamentos de proteção, garrafa d’água e lanche. Toda a cicloestrutura para o visitante foi pensada por quem entende do ramo e sua ativação pode tornar o Parque Vila Velha uma referência. O circuito foi planejado por ciclistas experientes no cicloturismo e cicloaventura. ” Quando estiver totalmente finalizado, conforme normas técnicas que determinamos, será um exemplo a ser seguido nesse segmento pelo Brasil a fora ”, declarou Ivan Mendes, CEO do LOBI – Cicloturismo e Turismo de Aventura.
Além das belas paisagens naturais o Parque Vila Velha, administrado pela Soul Vila Velha, conta com lanchonete, centro de visitantes, banheiros e Wi-Fi.
O local vai funcionar com restrições, por conta da pandemia do novo coronavírus.
Segundo a administração do parque, as pessoas deverão usar máscaras e manter o distanciamento dos demais visitantes. O número de visitantes ficará restrito a 50% da capacidade total.
Todos que acessarem o parque, segundo a administração, terão a temperatura corporal medida.
Além disso, os passeios de Caminhada Noturna, Trilha da Fortaleza e Circuito de Cicloturismo continuam suspensos por causa da pandemia.
Como medida de combate ao Covid-19, o Parque Vila Velha adotou práticas de higienização, segurança e prevenção. Os ciclistas que praticarem o passeio de bicicleta no Parque Vila Velha, terão a sua temperatura corporal medida e o uso de máscara é obrigatório durante o tempo de permanência no Parque. O público também encontrará dispersores de álcool em gel em diversos pontos da rota.
Produção: Ivan Mendes © Lobi Ciclotur – Texto: Gil Sotero
3 Comments
[…] cicloturismo autoguiado no Parque Vila Velha é a mais nova atração aberta a ciclistas no Paraná. Com o traçado todo revitalizado e […]
[…] exemplo do que ocorre aqui no Paraná com o Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, a demanda pelo cicloturismo em unidades de conservação estaduais só aumenta em […]
[…] desde 2020 foram implantadas atrações que transformaram a experiência de quem buscava praticar o cicloturismo no Parque Estadual Vila Velha e a administração da Unidade de Conservação aposta na sensorialidade para conquistar os […]