Pedal Cicloturismo em Ortigueira Paraná

No dia 27 de agosto, Ortigueira no Paraná, sediará um pedal cicloturismo especial para quem curte natureza, amizades e muita diversão.

Imagens: Adriano Manolo

O evento será realizado no dia 27/08 com saída as 9h00min do Lago Municipal de Ortigueira com retorno e chegada prevista para as 13h00min no mesmo local.  

O evento disponibilizará estrutura:
• 1 Ambulância com 2 enfermeiros
• 1 Caminhão para trazer as bike’s quem não conseguir voltar pedalando (cata osso)
• 1 Carro de apoio com águas e frutas durante o trajeto
• 1 Carro para sinalizar os trajetos
• 1 Camionete  de apoio durante o trajeto

Maires informações entrar em contato com:
(42) 99998-0616 Adriano
(42) 98856-8885 Prof: Kako

Imagen Divulgação



Quem passeia pelo centro de Ortigueira, nos Campos Gerais, tem a sensação de estar em um bairro de uma grande cidade. O município de 60 anos e 23,3 mil habitantes ainda é economicamente baseado na agricultura. O centro é formado pela igreja matriz e o comércio.

O município localiza-se na região dos Campos Gerais paranaense, sob a latitude 24°12’18″S e longitude 50°56’56″O. Sua sede municipal encontra-se a 760m de altitude, podendo chegar em bairros mais distantes a mais de 800m.

Devido à sua localização (ao sul do Trópico de Capricórnio), no município de Ortigueira o clima subtropical é predominante. No verão, a instabilidade climática ocasionada pela atuação conjunta do calor e da umidade proporcionam tardes quentes, com termômetros registrando valores superiores aos 30°C, e significativa concentração de nuvens de chuva. O outono e a primavera são caracterizadas por estações de transição entre o calor do verão e o clima frio e seco do inverno; nesta época a temperatura é amena, entre 13-24°C. Já o inverno possui o frio intenso da madrugada, com céu claro, e o brilho singelo do sol nas tardes secas. Durante este período a umidade do ar é relativamente mais baixa do que em outras estações do ano; também as temperaturas ficam na casa dos 6-17°C.

Tudo começou com Adolpho Alves de Souza, Domiciano Cordeiro dos Santos e Marcílio Rodrigues de Almeira no início do século XX. Os três sertanejos procediam da região denominada Socavão, no município de Castro e procuravam um lugar para se estabelecerem. Em busca de solo fértil e farto, partiram sem destino definido rumo a Serra de Ortigueira, em mente tinham a esperança de encontrarem o local ideal para dar guarida às suas famílias.

Passaram por Castro, Tibagi e depois entraram no sertão desconhecido, em região serrana da margem esquerda do Rio Tibagi. Nesta época as cercanias eram habitadas por tribos indígenas, senhores da região desde tempos imemoriais. Sinal deste domínio é a presença de duas reservas indígenas neste território: Mococa (848 ha.) com 78 habitantes e Queimadas (3.081 ha.) com 336 remanescentes dos índios Caingangues.

Cachoeira Véu de Noiva – Imagens: Adriano Manolo

Quando chegaram num rio a que denominaram Formigas, os desbravadores se depararam com espesso taquaral, que lhes dificultava o acesso. Não titubearam e atearam fogo no tabocal, que seco, disse chamas numa área de aproximadamente 300 alqueires de terras. Quando a queimada assentou cinzas, os desbravadores ali se estabeleceram e no dia 1º de setembro de 1905 deitaram as primeiras sementes de feijão no chão de terra fofa. O resultado da colheita foi espetacular, a fertilidade do solo era de longe, muito melhor que a esperada. Este fato, aliada à exuberância da paisagem, motivou nossos pioneiros a permanecerem ali.
Não demorou muito e o trio pioneiro disseminou aos quatro cantos os predicados do lugar. Logo outras famílias vieram se juntar a eles.

Imagens: Adriano Manolo

Nasce então a Vila de Queimadas e a procura do lugar continua. O ex-soldado Isidoro da Rocha Pinto se torna o primeiro professor da povoação. Em 9 de abril de 1916 chega o carioca Manuel Teixeira Guimarães, que não tardou a se casar com a moça do lugar; em seguida foi a vez de Salvador Donato se estabelecer. dando grande impulso ao progresso de Queimadas.
Em 9 de abril de 1921 Queimadas é elevado à categoria de Distrito Judiciário. Nesta ocasião foi empossado como Sub-Delegado de polícia Francisco Barboza de Macedo e o primeiro Juiz de Paz foi Salvador Donato. O Cartório de Paz foi instalado em 9 de novembro de 1921, sendo primeiro Escrivão Tabelião o sr. Manuel Teixeira Guimarães. Prestou grande serviço espiritual ao povo de Queimadas o padre João Bragas.

Em 15 de novembro de 1951, pela Lei Estadual nº 790, sancionada pelo governador Bento Munhoz da Rocha Netto, foi criado o município, com denominação alterada para Ortigueira, justa homenagem a Serra da Ortigueira e a Ortigueira na Espanha de onde saíram navegantes e desbravadores que denominaram a serra em homenagem a sua cidade natal em país distante. A instalação se deu em 14 de dezembro de 1952, sendo primeiro prefeito municipal Francisco Sady de Brito.

O município possui cinco distritos: Lajeado Bonito, Natingui, Monjolinho, Barreiro e Bairro dos França.

Gostou? Compartilhe!

Picture of Lobi Ciclotur
Lobi Ciclotur
Oi, eu sou o LOBi! Estou aqui para aliar natureza e caminhos alternativos para você e sua família descobrirem o mundo do ponto de vista da bicicleta.

Deixe um comentário