Um bom passeio de bicicleta próximo à Curitiba são as colônias que existem no entorno. E uma delas é a Colônia Witmarsum à 60 quilômetro de Curitiba, pois pode-se ir pedalando pela BR 277 até o local, passando ainda pelo Recanto dos Papagaios em Palmeira – PR.
Chegar na Colônia Witmarsum é como remeter-se a outro lugar. A partir do momento que você passa pela singela placa de boas vindas e adentra o corredor esverdeado pelas árvores começa já a viajar.
A paisagem é diferente, as cores parecem mais vivas. O cheiro do campo, os pinheiros… casas construídas bem ao estilo germânico cercadas apenas por jardins bem cuidados e claro, flores, muitas flores. Amigo, são ares de Europa em terras brasileiras, uma maravilha!
A colônia leva o nome da cidade catarinense de onde seus fundadores menonitas migraram na década de 50. Hoje vivem lá aproximadamente 1500 habitantes, divididos em 5 glebas (aldeias) que rodeiam o centro comercial local.
O quê fazer em Witmarsun? Bem , são muitas as respostas: você pode passar um final de semana por lá, se hospedar em uma das pousadas e imergir em um clima germânico regado a uma boa bebida e fondue feito com os queijos finos fabricados na Cooperativa local.
Pode também conhecer o Museu Histórico, as casas de artesanato, as famosas Estrias Glaciais*; ter um dia de fazendeiro e praticar atividades rurais.
Se o tempo for curto, uma tarde também é suficiente para aproveitar e fazer um bom passeio. Uma caminhada pela parte central, apreciar a arquitetura que é peculiar; as igrejas , conhecer o comércio local – é muito legal entrar nos mercadinhos lá e ouvir as pessoas falando outra língua.
Além disso, o melhor de se fazer quando conhecemos um novo lugar: provar das suas delícias gastronômicas e lá este quisito leva nota máxima. Para almoço o tradicional heisben (joelho de porco), se achar a opção muito radical pode experimentar as salsichas alemãs ou marreco recheado acompanhado de purê de batatas e chucrute.
Já para o lanche da tarde, o tradicional cafezinho ou chocolate quente junto com um pedaço de apfelstrudel (torta de maçã), pão preto com geléias, requeijão fresco, bolachas caseiras. Tudo preparado com muita qualidade e o bom atendimento.
Pedalar é isso, conhecer as pessoas, os lugares e a sua cultura; saber como falam e vivem; experimentar cheiros, sabores, cores…
Confira no álbum abaixo como foi o pedal até a Colônia