Portadores de limitações podem usufruir da praia. Foto: Instituto Novo Ser / Divulgação |
“Quando eu descobri o Praia para Todos, pra mim foi algo fundamental. Porque eu até ia para a praia, mas ia só até a areia porque é difícil se locomover de muleta na areia. Quando descobri o projeto há dois anos, não saio de lá, primeiro a chegar, último a sair.”
Agora, durante o verão, seu Saint Clair já tem compromisso marcado durante os fins de semana. Todos os sábados e domingos, de dezembro a abril, a equipe do Projeto Praia para Todos está no Posto 3 da praia da Barra da Tijuca e entre os postos 5 e 6 da praia de Copacabana para receber pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida para oferecer atividades lúdicas e esportivas, como explica a coordenadora do projeto, Nila Pimentel.
“O usuário pode chegar na hora fazer o cadastro no mesmo momento que chega e participar das atividades que o projeto oferece. Ela são divididas por praia porque depende da condição do mar. Na praia da Barra tem o surfe adaptado, voleibol sentado e o banho de mar assistido. Na praia de Copabacana, tem a handbike, que é uma bicicleta adaptada que pedala com a mão, o stand-up adaptado e o banho assistido também.”
Nila diz que o projeto atende, em média, 30 pessoas por dia. Quem participa das atividades é auxiliado por educadores físicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e voluntários do Instituto Novo Ser. A ideia é estimular a sociabilidade das pessoas com deficiência, além de aumentar a integração delas com o esporte e a natureza.
A temporada do Praia para Todos deste verão vai até o dia 30 de abril, aos sábados e domingos, das 9h às 14h, no posto 3 da Barra da Tijuca, e entre os postos 5 e 6 de Copacabana, no Rio de Janeiro. A participação é gratuita.