Projeto de cicloturismo na Serra Gaúcha

Campos de Cima da Serra

Finalizamos, neste sábado, dia 6 de outubro, a parte de nosso projeto relativa ao projeto de cicloturismo na Serra Gaúcha. O investimento que fizemos em mapear a região nestes últimos meses nos aproximou de uma realidade que há muito desconfiávamos: as paisagens rurais das municipalidades que contemplamos são um convite ao pedalar e ao encantamento.

Bom Jesus

Partindo do município de Bom Jesus, Terra do Tropeirismo, da Festa da Gila (uma abóbora regional) e do Queijo Serrano Artesanal, pertencente à região dos Campos de Cima da Serra, a equipe Lobi Cicloturismo e Ciclotur Experience, na importante companhia do Diones Camargo, seguiu em direção à Barragem do Rio dos Touros, juntamente com o Grupo Bike G 16 de Caxias do Sul.

Lá, a Cachoeira da Usina se apresenta impactante e brinda a todos os cicloturistas com um cenário único.

 

O mapeamento de cicloturismo na Serra Gaúcha que estamos realizando desde agosto, vem dando destaque a territórios onde as presenças do ciclismo de natureza e do cicloturismo são bem-vindas e necessárias, visto que tratam-se de horizontes geográficos ímpares, onde as lonjuras verdejantes são companhia para experiências de sentido, seja no silêncio dos campos, no borbulhar das cachoeiras ou, ainda, nos aspectos da dimensão humana e sua cultura.

Seguindo forte, a equipe se dirigiu ao Rio Cerquinha, à Cascata da Ferradura e ao Cachoeirão do Rio Cerquinha, outros lindos atrativos naturais ao alcance dos praticantes de cicloturismo na Serra Gaúcha.

 

Pouco a pouco, os estradões vão revelando coxilhas e o ondular do horizonte se perde de vista. De um momento para outro, escolhe-se trilhar por dentro de florestas totalmente envolvidos por vegetação, vindo a descobrir, logo à frente, mais cachoeiras de impressionante beleza.

Novamente, partindo do território de Bom Jesus, a equipe segue em direção ao famoso Passo do “S”, já nas imediações da divisa entre os municípios de Jaquirana e Cambará do Sul. Além de histórico e de uma beleza rara, o Passo do “S” é uma emblemática travessia por dentro do rio e que proporciona uma adrenalina a mais na experiência dos cicloturistas.

Dando continuidade, acessa-se o Passo da Ilha, já no território de São Francisco de Paula, culminando na Várzea do Cedro, dentro da mesma municipalidade.

Ao finalizarmos o mapeamento passaremos, agora, ao inventário da oferta de atrativos, produtos, serviços e estruturas que darão a composição ideal para a experiência dos amantes da bicicleta e das paisagens.

Compreendemos que, ao término do inventário e ao passarmos à qualificação desta oferta, estaremos entregando mais um conjunto de caminhos, circuitos e roteiros que contemplem uma região tão sui generis, sua cultura e sua gente, visando a criação ou manutenção de negócios sustentáveis e a conservação destas relações e seus ambientes.

O Projeto cicloturismo na Serra Gaúcha já é uma realidade e aqueles empreendimentos que compreenderem a profundidade desta causa e desta oportunidade, estarão escrevendo uma nova página na história e na vida destes lugares.

Clique aqui e venha pedalar conosco. 

Direção, produção e edição: Ivan Mendes  Texto.: Therbio Felipe M Cezar

Gostou? Compartilhe!

Picture of Lobi Ciclotur
Lobi Ciclotur
Oi, eu sou o LOBi! Estou aqui para aliar natureza e caminhos alternativos para você e sua família descobrirem o mundo do ponto de vista da bicicleta.

Deixe um comentário