Reunião no Legislativo aborda sobre cicloturismo e segurança

O Lobi, amigos e mais autoridades participaram de uma reunião na Câmara Municipal de Curitiba nessa terça (30 de janeiro) para debater sobre cicloturismo e segurança na Região da Estrada da Graciosa. Ideias e projeções foram apresentados para que o local, que já é um ambiente próprio para a prática do turismo, receba mais visitantes interessados na contemplação e práticas cicloturíticas.

Durante a reunião, o grupo postou-se diante de dados, infográficos e potencialidades.

Participaram da reunião várias pessoas ligadas ao cicloturismo e a bicicleta, o vereador Goura (PDT – PR), de Curitiba, secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Quatro Barras, Ezequiel Zatoni Mocelin, e o secretário de Desenvolvimento Industrial, Comercial e Turístico do município de Quatro Barras, o Marco Aurélio Bürkner.

Os mais de 10 participantes da reunião debateram sobre um incremento oficial e governamental na região que tem grande potencial turístico, sobretudo o cicloturismo, subutilizado e essa política de investimentos em sinalização, desenvolvimento de rotas, treinamento para promover hospitalidade, equipamento e monumentos de turismo tendem a trazer mais cicloviagens, consumidores de produtos e serviços locais, reconhecimento dos municípios na comunidade global que os cicloturistas possuem.
Lobi e outros particiantes da reunião na Câmara Municipal de Curitiba. Foto: Divulgação
Entre as indicações do Lobi na reunião, está a ampliação do roteiro com a contemplação dele a outros municípios que ofertarão mais elementos de apreciação e lazer. Melhoria do portal da Estrada da Graciosa no município de Quatro Barras para indicar o início oficial e aplicar um marco cicloturístico, com um monumento estilizado no local simbolizando a bicicleta ou um totem para que os cicloturistas tenham uma referência inicial sobre o trajeto.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Industrial, Comercial e Turístico do município de Quatro Barras,  Marco Aurélio Bürkner, as melhorias da sinalização de trânsito para cicloturismo já foram  licitadas e em breve serão instaladas.

Junto ao Lobi, esteve o amigo Thérbio Felipe que é um dos nomes mais conhecidos do cicloturismo e cicloviajante, tanto pela constante atividade ciclística, quanto pela Revista Bicicleta que é um dos colaboradores. A publicação é especializada e já a 7 anos leva  informações a milhares de leitores com abordagens as práticas da bicicleta e todos os seus usuários em diversas modalidades: mobilidade, aventuras, expedições, passeios, pedal casual, eventos, transporte e atividade física.

A participação do Thérbio nessa reunião foi fundamental para que os participantes conhecessem mais sobre o tema abordado e também realidades do cicloturismo em localidades de outros estados do Brasil e do mundo.

A Revista Bicicleta agrega e integra os amantes do pedal, as bicicletarias, clubes e associações de ciclistas, as indústrias de bicicletas, peças e acessórios, com destaque para os benefícios do uso da bike para o indivíduo, a sociedade e o meio ambiente.

PROJETO

A intenção em incrementar o cicloturismo e demais práticas turíticas ecológicas sustentáveis na localidade, vem de longa data e começou com pequenas reuniões de alguns cicloviajantes locais, através do mapeamento de roteiros.

Lobi e demais participantes ao final da reunião. Foto: Divulgação

A intenção ganhou fôlego com a eleição  de Goura em 2017 para o Legislativo de Curitiba.” Primeiramente fizemos um contato com todos os municípios da Região Metropolitana para manifestar a intenção de conectá-los, apresentar a iniciativa e construir em conjunto o projeto”, explicou Goura.

A abrangência dos participantes nessa região cicloturística começa a ser acenada, já que Quatro Barras começou os debates e Araucária, Pinhas, Antonina e Piraquara mostraram-se interessadas.

GOSTA DE PEDALAR POR TRILHAS?

O Lobi conhece muito desses locais mencionados na reunião dessa terça já que constantemente pedala com a turma dele e também conduz muitos visitantes. Em 2017 foram quase 200 cicloviajantes em passeios e ciclotur realizados nessa localidade.


O Lobi surgiu com o objetivo de ajudar os ciclistas e cicloturistas a conhecer os melhores lugares para passear e se aventurar de bicicleta. Principalmente, aqueles que gostam de pedalar em trilhas alternativas junto à natureza. É o resultado de anos de prática em “mountain bike” e turismo ecológico com milhares de quilômetros pedalados “on e off road”.

Gostou? Compartilhe!

Author picture