Revitalização da Praça Osório devolve espaço a população. Foto: Luiz costa / SMCS Curitiba 20.04.2017 |
O engraxate Manoel Antunes da Silva, que trabalha há 16 anos no local, acompanhou as mudanças. “Nos últimos anos, vimos a praça ser abandonada e as pessoas deixando de frequentar”, lamentou. Segundo ele, agora, principalmente com a presença da Guarda Municipal, a situação começa a mudar.
A sensação de segurança – com a unidade móvel da Guarda Municipal a postos e as rondas que o efetivo faz durante a noite – fez com que as pessoas voltassem a passear pela Praça Osório. “Eu criei meus filhos aqui quando tudo era mais tranquilo”, contou a aposentada Paula Borges da Silva, que mora há mais de 50 anos na região.
Paula voltou a colocar o local em sua rotina de lazer e passeia com seu cachorro três vezes ao dia, após as melhorias feitas pela Prefeitura. E percebe que mais gente que mora ou trabalha perto da praça passou a fazer o mesmo. “Fiquei muito feliz com a revitalização e isso estimula os frequentadores a cuidar da cidade também”, avaliou.
Entre os serviços executados pelas equipes do Departamento de Parques e Praças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente estiveram reforma do pétit-pavé, conserto e pintura das floreiras, bancos, lixeiras, alambrados, mesas de xadres e arcos. Houve ainda a reposição das floreiras e reforma dos canteiros. As árvores foram podadas e o calçamento, lavado.
De fora
As novas flores chamaram a atenção da aposentada Maria Joana Alves de Oliveira, que mora em São Mateus do Sul, mas vem a Curitiba a cada três meses para um tratamento de saúde. “Está pintado e limpo, gostei muito das flores que foram plantadas”, contou. Ela costuma chegar de madrugada e espera em um dos bancos da praça, geralmente com uma das filhas, pelo horário da consulta médica. A última vez que ela esteve na cidade foi em janeiro.
A revitalização dos espaços urbanos é uma das estratégias para recuperar a região Central. A Praça Osório é um dos…
Publicado por Lobi em Sábado, 22 de abril de 2017
A passeio com o marido Fabiano Manoel da Costa Silva e as filhas Ana Beatriz e Maria Valentina, a carioca Erika Soares Nascimento ficou impressionada com o cuidado da cidade e com a tranquilidade dos pedestres que passavam pelo local. “Eu ainda não conhecia, é minha primeira vez aqui e este o primeiro lugar que visito em Curitiba, mas a praça é bonita e bem limpa”, disse.
Mais saúde
Para o autônomo Lucas Teixeira dos Santos e para o estudante de administração angolano Tarcínio Viegas, a principal atração é a nova estação de ginástica e alongamento feita de aço inox. “Venho sempre de bicicleta, já há três anos, e melhorou muito a estrutura da academia”, contou Santos. Morador do Xaxim, ele vai ao Centro três vezes por semana e não deixa de fazer exercícios na Osório.
Revitalização da Praça Osório devolve espaço a população. Na imagem, Tarcínio Veiga ( Angolano ). Foto: Luiz costa / SMCS Curitiba 20.04.2017 |
Viegas mora em Curitiba há três anos e estuda na região. A academia ao ar livre é a sua opção aos fins de semana. “Como moro por aqui, venho também para jogar basquete na quadra. A estrutura toda melhorou bastante”.
Na hora
Em meados de fevereiro, o relógio da Praça Osório, parado há mais de quatro anos, recebeu trabalhos de limpeza, manutenção e voltou a funcionar com a substituição da máquina e troca da fiação. A nova caixa com a máquina do relógio foi também reforçada para garantir a segurança e evitar novas ações de vandalismo ou furtos.