Estão sendo realizadas blitze diárias da campanha “Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida” em todas as 19 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp’s) do estado e em vários pontos da capital. Além disso, uma programação extensa de atividades foi preparada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e demais órgãos parceiros para levar à população mais conhecimento sobre as leis de trânsito e mais conscientização sobre a importância da direção segura e defensiva.
Em Minas Gerais, de janeiro a julho deste ano foram registrados 45.759 acidentes de trânsito com vítima. No mesmo período do ano passado, foram 49.794. Apesar da queda de 8% nos índices, a Sesp, responsável pela coordenação da campanha Lei Seca, prevê ainda mais ações integradas para que este número seja cada vez menor.
Para a coordenadora de Trânsito da Sesp, Christiane Aguiar, o foco principal do aumento das fiscalizações é o combate à alcoolemia, além da inspeção dos veículos e seus documentos de licenciamento, multas pendentes e a documentação de motoristas. “O objetivo de todas as ações e do aumento do número de blitz é proporcionar ganhos nas ações e garantia à população de que o poder público está sendo dirigido de forma otimizada com vistas à obtenção de um trânsito mais seguro para pedestres, motoristas e passageiros”, disse.
Os números também estão em queda quando o assunto é atropelamento de pessoa. No Estado foram registradas 3.913 ocorrências de janeiro a junho de 2016 e, no mesmo período deste ano, 3.734 (-4,6%). Em Belo Horizonte os números também tiveram uma ligeira queda. Foram 806 atropelamentos em igual período de 2016 e este ano foram 801.
Com relação aos acidentes de trânsito que não tiveram vítimas com lesão leve ou grave, os dados, disponíveis no site da secretaria, mostram um aumento de 6% nos números, equivalente a pouco mais de seis mil acidentes registrados no mesmo período. Para reverter os números, o delegado da Delegacia Especializada em Acidentes de Veículos do Detran, Rodrigo Fagundes, acredita que a conscientização dos motoristas e as ações preventivas e repressivas são fundamentais. “O trânsito na sociedade deve ser levado a sério, caso contrário muitas vidas ainda serão perdidas. A bebida associada à direção ainda é uma questão que merece toda a atenção. Alguns motoristas ainda insistem em desrespeitar as normas de trânsito”, ressaltou o coordenador.
Ações preventivas
Nesta terça-feira (19/9), uma blitz educativa coordenada pela Sesp abordará motoristas que passam pela BR-356, próximo ao BH Shopping. Durante a ação, técnicos, educadores e esportistas estarão distribuindo folhetos e conversando com os condutores e passageiros de veículos automotores, sobre prevenção de acidentes e conscientização sobre o uso de bebida alcoólica, utilização do cinto de segurança no banco da frente e de trás e excesso de velocidade. Atletas que sofreram acidentes de trânsito também reforçam o time da ação educativa.
Na quarta-feira (20/9), o Detran realizará o 57º Prêmio Motorista e Motociclista Padrão de Minas Gerais. A premiação tem como objetivo homenagear condutores que tenham se destacado por boas práticas e bons exemplos na direção dos veículos e, assim, valorizar e incentivar o condutor que demonstra atitudes cidadãs no dia a dia no trânsito, de forma responsável, solidária e comprometida com a segurança viária. A premiação será realizada às 15h, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte.
No domingo (24/9), um passeio ciclístico em Belo Horizonte alertará ciclistas e motoristas sobre a importância de se respeitar as leis de trânsito quando o assunto é a condução de bicicletas nas vias da capital. O passeio será realizado no período da manhã, de 9h às 13h, na Savassi, saindo da Avenida Cristóvão Colombo até a Praça da Liberdade. A ação educativa é gratuita e aberta para adultos e crianças e, também, coordenada pela Sesp.