Confira como foi o pedal Cicloturismo Curitiba MTB nas trilhas da Represa Barragem Guaricana em Morretes no Paraná.
Como de costume, na região da Capital Paranaense chovia direto há quase 60 dias. Porém, a chuva deu uma trégua na última semana e então resolvi marcar um pedal diferenciado.
Nos últimos três dias, até o sábado (23-07), recebi muitos contatos de BIKERS interessados no evento Trilha Represa Barragem Guaricana, Foram mais de 150 e-mails recebidos, e TODOS respondidos, sem exceção !!!! Na sexta 22-07-2016, as 17.30h, encerrei as inscrições e formalizei a lista dos interessados, totalizando 42 BIKERS.
Como de costume, na madrugada de sábado (23-07), acordei as 3.20h pra conferir as últimas novidades e fazer a publicação de “PEDAL CONFIRMADO” !!!! A partir das 4.00h, já notei algum movimento na página do grupo CICLOTURISMO CURITIBA MTB, aonde faço as postagens.
“Legal ! Pessoal já está em atividade !!!!”
Preparei um café, carreguei minhas tralhas de pedal e saí de casa (com carro) as 5.15h, com destino ao ponto de encontro combinado.
Cheguei ao local por volta das 5.35h. Muitos reclamaram do frio (temperatura próxima aos 6ºC). Mas eu prefiro o frio (sem chuva) do que chuva em qualquer momento … hahahahah
Quem já pedalou comigo sabe que, até mesmo com chuva, eu raramente cancelo os pedais. Por volta das 6.00h, agrupamos todos os participantes e seguimos com destino ao ponto onde deixamos os carros. Exatamente às 6.30h da manhã, tudo pronto. Dei algumas orientações para que os bikers pudessem se programar e curtir melhor o pedal.
Fiz a contagem da galera – dos 42 inscritos, apenas 26 apareceram e participaram do evento!!!!
Nos primeiros 4 ou 5km, primeiro imprevisto apresentado: uma bike com todas raias praticamente frouxas (soltas). Tentamos resolver o problema em conjunto, o que nos custou 45 minutos parados, bem no meio da serra da Guaricana … heheheheheheh
Resultado: O amigo da bike quebrada infelizmente teve que abortar o pedal pra não atrasar mais o restante do grupo.
Por volta das 7.45h, continuamos o pedal. Agrupamos todos os bikers novamente e seguimos pelo estradão da Guaricana.
Durante o trecho, algumas paradas para agrupamento e foto. Na bifurcação das usinas Chaminé e Guaricana sempre costumamos parar !!!!
Às 9.20h chegamos à represa, 24 km distantes de onde deixamos os carros. Hora do lanche e de mais fotos !!!!!
Às 9.40h chegamos à barragem da represa. Porém, para nossa tristeza, a mesma estava passando por manutenção, o que impossibilitou nossa travessia até a Guarita!!! Enfim, tivemos que nos contentar com a paisagem de meia barragem, já que o acesso estava bloqueado por máquinas … heheheheehhe
Exatamente às 10.00h, fiz mais um agrupamento e expliquei ao grupo que o caminho de volta seria o mesmo, e que cada um iria no seu ritmo. Fiquei por último, fechando trilha e garantindo que ninguém seria deixado para trás.
Por volta das 10.30h, retornando pela estrada, convidei os bikers para conhecer o mini mirante, que tem acesso escondido. Fizemos uma pausa de pelo menos 20 a 30 minutos para curtir a paisagem, que tem uma vista de 360º. Sensacional a visão que tem lá de cima !!!!! Pura Mata Atlântica.
Ao sair do mirante, ainda tínhamos 20 km pra pedalar. Lembrando que a represa estava próximo aos 700 metros de altitude e, na serrinha da Guaricana (morro redondo), a estrada atinge 1.090 metros. Aquela frase que sempre repito: Subida a longo prazo !!!! Para voltar da represa é só subida !!! hahahahahahah
Exatamente duas horas pedalando. Às 13.00h, chegamos ao ponto inicial do pedal, onde deixamos os carros. Mesmo com o lanche às 9.30h lá na represa, muitos chegaram com uma fome enorme !!!
Nenhum pneu furado. Nenhuma bike quebrada. Nenhum tombo grave. E um único e pequeno imprevisto logo no início do pedal. Portanto, dia perfeito para contemplar a natureza!
Guaricana … A cada pedal que eu faço lá, uma nova historia para o currículo !!!
Dessa vez tirei poucas fotos. Usei algumas dos amigos que foram juntos.
Fiz alguns vídeos para os que não puderam ir. Agora, nos resta curtir as imagens.
Aos que fizeram inscrição e não compareceram … Apareçam na próxima !!!!!
Aos 26 bikers que participaram, me resta dar os parabéns pela conquista da Serra da Guaricana !!!!
Ricardo Rossi
Cicloturismo Curitiba MTB