Turismo na Região Sul do Brasil ganha visibilidade

O Ministério do Turismo acaba de lançar uma nova campanha publicitária. Após as iniciativas focadas na promoção do Nordeste e da Amazônia, chegou a vez do Sul mostrar para os turistas brasileiros toda a sua diversidade de atrativos.

As peças publicitárias foram apresentadas nesta quinta-feira (24) pelo ministro Marx Beltrão, em evento realizado na marina de Itajaí (SC) e que contou com as presenças do presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, da secretária Nacional de Qualificação, Teté Bezerra, além do vice-governador de Santa Catarina, Eduardo Moreira, e do secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan.

Segundo pesquisa do Ministério do Turismo, de todos os brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses, 14,4% desejam ir para o Sul.

“É justamente neste momento que as pessoas começam a se organizar para viajar no verão. Então, lançar a campanha do Sul do país neste momento, faz com que muitos brasileiros possam escolher a região como destino nas próximas férias e deixe de ir para outros lugares do mundo”, destacou o ministro. Marx Beltrão projeta que a campanha possa gerar um crescimento no fluxo de visitantes em dez pontos percentuais para a região.

O secretário de Turismo de Santa Catarina, Leonel Pavan, ressaltou a importância de mostrar os diferentes atrativos da região para todos os brasileiros. “O viajante não fica mais muitos dias em um só lugar, ele quer percorrer vários destinos. Agora teremos a oportunidade de mostrar que ele pode ir ao Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul”. O turismo é responsável por 13% do PIB de Santa Catarina.

Levantamento realizado pelo Ministério do Turismo também revelou que quatro dos dez destinos mais visitados, em 2016, pelos turistas estrangeiros a lazer no Brasil eram do Sul. “Voltada para os viajantes da América Latina, a campanha da Embratur de verão, no valor de R$ 10 milhões, beneficia muito o Sul do Brasil, porque 50% destes turistas vem para os estados da região”, destacou o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz.

24/08/2017 Lançamento da Campanha: “O Sul é meu Destino”


A CAMPANHA

Com o conceito “Sul, não dá para contar, tem que conhecer”, a campanha quer atingir jovens, casais, famílias e o turista de negócios. Para cada um desses segmentos, haverá mensagens específicas. Serão anúncios em meios impressos (jornais e revistas), TV e banners em locais estratégicos como metrôs e aeroportos. Nas Redes Sociais, a estratégia publicitária inclui o engajamento de influenciadores digitais e de personalidades nascidas na região.

Serão quatro fases: a primeira com um personagem de grande apelo nacional; a segunda com youtubers que falam para públicos específicos; a terceira, no Twitter, com celebridades nascidas no Sul. O cantor paranaense Michel Teló, a apresentadora gaúcha Renata Fan e a modelo catarinense Mariana Weickert vão interagir pelas redes promovendo seus estados de origem. Na última etapa, alguns dos mais importantes blogueiros de viagem do Brasil vão divulgar os destinos do Sul nos seus canais.

A campanha segue até o dia 23 de setembro com foco nas cidades de Recife, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, responsáveis pela emissão de 70% dos turistas brasileiros.

Em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Foto: Mtur
INFRAESTRUTURA

Após o lançamento da campanha, a comitiva seguiu para Camboriú, onde o ministro Marx Beltrão visitou as obras do Centro de Eventos do município. O espaço de 35 mil metros quadrados terá capacidade para 40 mil pessoas e receberá repasses de R$ 55 milhões do Ministério do Turismo, sendo que R$ 37 milhões já foram liberados. “O primeiro objetivo da nossa agenda foi o lançamento da campanha e o segundo foi conhecer de perto esta obra de grande importância, sobretudo neste momento em que o país avança no turismo de negócios”, avaliou o ministro.

De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), o turismo de negócios movimentou R$ 5,5 bilhões no primeiro semestre deste ano no país. Um crescimento de 9,12% sobre o mesmo período de 2016.

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