Rotas e Circuitos de Cicloturismo

Rotas e Circuitos de Cicloturismo

Neste post, vamos explicar o que é o cicloturismo sustentável, como funcionam as rotas e circuitos de cicloturismo, e quais são os benefícios de viajar de bicicleta pelo Brasil.

Rotas e Circuitos de Cicloturismo desenvolvida nas unidades de conservação no Estado Paraná, Brasil.
Rotas de cicloturismo no Parque Estadual Vila Velha. Foto: Ivan Mendes © Lobi Ciclotur

O que é o cicloturismo sustentável?

Antes de mais nada, o cicloturismo sustentável é uma forma de turismo que utiliza a bicicleta como meio de transporte e de lazer, respeitando o meio ambiente, a cultura e fomentando a economia local. Com isso, o cicloturismo sustentável busca minimizar os impactos negativos do turismo convencional, como a poluição, o congestionamento, o desperdício e a exploração.

Rotas e Circuitos de Cicloturismo sinalizados desenvolvida pelo Lobi Ciclotur no Parque Vila Velha no Paraná.
Rota de cicloturismo em Unidade de Conservação. Foto: Ivan Mendes © Lobi Ciclotur

Cicloturismo e renda

Além disso, o cicloturismo sustentável gera benefícios na saúde, educação, inclusão e valorização das comunidades visitadas. Isso ajuda a estimular a economia criativa criando oportunidades de emprego no setor de turismo. Contudo, com uma oferta qualificada, é possível atrair um público de qualidade, o que aumenta a renda local.

O Lobi Cicloturismo conduzindo cicloturistas na Estrada da Graciosa no Paraná nas Rotas e Circuitos de Cicloturismo.
Cicloturismo na Estrada da Graciosa. © Lobi Ciclotur

Como funcionam as nossas rotas e circuitos?

Primordialmente, nossos projetos de rotas e circuitos de cicloturismo são criados com foco no público cicloturista e na sua família. Afinal, grande parte dos novos cicloturistas preferem lugares aonde tenham atrações também para seus familiares.  Por isso, é fundamental entender essas demandas para não errar no conceito na hora de prospectar esse público.

Rotas e Circuitos de Cicloturismo Autoguiados do Parque Estadual Vila Velha no Paraná
Rota autoguiada desenvolvida pelo Lobi Ciclotur no Parque Vila Velha. Foto: Ivan Mendes © Lobi Ciclotur

Cicloturismo Autoguiado

Da mesma forma, as rotas devem ser projetadas de forma autoguiada, o que significa seguir uma sinalização direta e informativa. Isso permite que você viaje no seu próprio ritmo, sem depender necessariamente de um guia ou grupo. Além disso, os ciclistas têm várias opções de destinos, duração, dificuldade e tema da rota. É necessário desenvolver opções de rotas para atender a todos os gostos e níveis, desde iniciantes até os mais experientes.

Assista à visita técnica do Goura

Novo perfil do cicloturista

Atualmente, o poder aquisitivo desse público foi ampliado com a ascensão do cicloturismo, ao passo que, as vendas de bicicleta aumentaram em 54% no Brasil durante a pandemia. Especialmente, as bikes assistidas (elétricas), que ganharam o mercado com bicicleta de até R$ 145.000,00. Portanto, esse é um público com poder aquisitivo importante que deve ser considerado e contemplado com uma oferta de qualidade.

Pedal aventura com suporte do Lobi Ciclotur nos caminhos rurais do Paraná. Rotas e Circuitos de Cicloturismo e Ciclo Aventura
Ciclo Aventura com as e-bikes S-Works Turbo Levo. (elétricas) Foto: Ivan Mendes © Lobi Ciclotur

Desenvolvimento profissional do cicloturismo

Por isso, é vital que o(a) desenvolvedor(a) responsável pelo projeto, seja um profissional experiente em cicloturismo incluindo as áreas urbanas, estradas e zonas rurais, para criar rotas e circuitos de cicloturismo bem-sucedidos. Caso contrário, as avaliações do público serão negativas, prejudicando a reputação do destino e impactando negativamente a renda das comunidades, inviabilizando assim o projeto.

Projeto e desenvolvimento de Rotas e Circuitos de Cicloturismo Autoguiada no Paraná.
Desenvolvimento de rota de cicloturismo autoguiada. Foto: Ivan Mendes © Lobi Ciclotur

Quais são os benefícios de viajar de bicicleta pelo Brasil?

Definitivamente, o Brasil é um país diverso, com várias culturas, sotaques, climas e paisagens naturais. Do mesmo modo, há praias, rios, cachoeiras, biodiversidade, animais, montanhas, cidades históricas, gastronomia, modernas construções e locais para curtir o calor ou o frio. Agora, imagina desfrutar disso tudo do ponto de vista de uma bicicleta.

Cicloturismo e não é competição, mas comtemplação.
Cicloturista contemplando a natureza. Foto: Ivan Mendes © Lobi Ciclotur

Ciclo estruturas

Entretanto, o país carece de caminhos cicláveis e de rotas e circuitos de cicloturismo estruturados para atender a essa demanda e incentivar a atividade turística. Além disso, a sensação de segurança aumenta quando o espaço é utilizado de modo responsável e sustentável. Afinal, isso é política pública, portanto dever do Estado.

Rotas e Circuitos de Cicloturismo

Em um país continental e favorável, com mais pessoas usando bicicletas, precisamos de mais instituições interessadas a criar rotas e circuitos de cicloturismo sustentáveis no Brasil. Ou seja, há muitas oportunidades disponíveis e não é preciso investimentos enormes. Portanto, precisamos apenas querer e agir de forma profissional e eficiente.

Assista ao vídeo de 1 minuto para entender melhor.

Então, se você ficou interessado em conhecer o nosso trabalho de desenvolvimento de Rotas e Circuitos de Cicloturismo, entre em contato conosco agora mesmo.
O Lobi Ciclotur é uma empresa de cicloturismo sustentável que desenvolve e promove rotas e circuitos autoguiados. 

Horizontes a perder de vista, mas sem se perder no caminho. 

© Lobi Ciclotur

 

Gostou? Compartilhe!

Picture of LOBi
LOBi
Oi, eu sou o LOBi! Estou aqui para aliar natureza e caminhos alternativos para você e sua família descobrirem o mundo do ponto de vista da bicicleta.