Tubeless é uma tecnologia que permite usar pneus sem usar câmara de ar. O tubeless pode ser alcançado e usado de varias formas: tudo certinho e direitinho, com aro e pneu tubeless, ou aro tubeless com pneu normal, ou então caso um aro para tubeless não seja opção através de um kit do tipo do “NO TUBES”, e ter tubeless com aro normal com pneu normal ou aro normal com pneu tubeless.
Vantagens de usar tubeless:
– Melhor aderência, pois o piso do pneu molda-se melhor ao terreno, visto que os ombros do pneu não estão sobre pressão.
– Possibilidade de usar pressões baixas, o que também poderá aumentar a aderência;
– Furos? Desde que o liquido anti-furo esteja lá e seja trocado de 4 em 4 meses, a menos que seja um rasgão gigantesco não haverá furos que vos parem. Se o liquido anti-furo não funcionar podem sempre remendar o pneu com remendos como se fosse uma câmara de ar. Snake Bites nem que quisessem, pois só acontecem se houver câmara de ar envolvida;
– Peso, na medida em que se pode poupar na ordem das 500gr no total.
Desvantagens:
– O preço.
Qual a diferença entre um pneu normal e um tubeless? Fácil, o pneu tubeless não permite que o ar o “atravesse”. Por isso caso se queira usar um pneu normal este deve ser pelo menos de camada dupla (Dual Ply).
Os pneus INTENSE, IRC E HUTCHINSON normais não são recomendados para usar em tubeless, pois os ombros são fracos e podem ceder devido à força que o sistema tubeless provoca.
1 – Pneu normal, encaixado no centro do aro, não permitindo baixas pressões e o pneu está sobre “pressão”, com superfície do piso redonda;
2- Pneu tubeless ou normal, encaixado nas laterais do pneu, permite baixas pressões e o o pneu não está tanto sobre “pressão”, tendo uma superfície de contacto com o terreno maior, aumentando a aderência.
Consulte o seu mecânico.