Aniversário de Curitiba

Aniversário de Curitiba: muito a comemorar

Primeiramente, temos uma premissa editorial de só falar de coisas boas, primordialmente ligadas à bicicleta, ao cicloturismo e à mobilidade urbana. Ainda mais, quando se trata do Aniversário de Curitiba.

Viva Curitiba no Parque Tanguá com cicloturistas de Goiás.
Viva Curitiba no Parque Tanguá com cicloturistas. Foto: Ivan Mendes © Lobi Ciclotur

Cidade Planejada

Em 29 de março de 1693, Curitiba, capital do estado do Paraná, era fundada. São 330 anos de história para contar sobre esta cidade, considerada modelo de planejamento urbano e qualidade de vida.
Não poderíamos deixar, portanto, de brindar ao Aniversário de Curitiba!

Pedalar por Curitiba é uma grande experiência urbana.
Cicloturismo urbano em Curitiba. Foto: Ivan Mendes © Lobi Ciclotur

Aniversário de Curitiba, a capital do Sul

Então, um salve enviamos a todos os que vivem nesta cidade e a mantêm com a condição de Capital do Sul.Dizemos isto porque, para nós, Curitiba é a mais relevante cidade do Sul do país, nos âmbitos ambientais, socioeconômicos, socioculturais e de oportunidades.

Curitiba, nosso lar

Notadamente, e verificando sua recente história dos últimos 40 anos, não há como negar. Neste 330.º Aniversário de Curitiba é momento de lembrar e celebrar os motivos que fizeram com que nós, do Lobi Ciclotur, tenhamos escolhido a cidade como nosso lar. E, semelhantemente, não fomos os únicos!

Curitiba no Museu Oscar Niemeyer com cicloturistas de Mato Grosso.
Museu Oscar Niemeyer com cicloturistas. Foto: Ivan Mendes © Lobi Ciclotur

Diversidade em unicidade

Afinal, o que faz de uma cidade algo singular, inimitável, mítica, como diria o poeta Paulo Leminski?

Horizontalidades, diria o filósofo das cidades, o arquiteto urbanista dinamarquês Jan Gehl, pai do conceito “cidades para pessoas”. Pedestrianismo, diria Sir Philip Antony Gold, o maior pensador vivo sobre a relação pedestre-cidadania.

Sob o mesmo ponto de vista, diversidade em unicidade, como diria nosso grande amigo, o saudoso arquiteto e ciclista Glauston Pinheiro.

Um dos parques mais lindos de Curitiba
No mirante do Parque Passauna Foto: Ivan Mendes © Lobi Ciclotur

Diversidade de Culturas

Portanto, o que faz da aniversariante Curitiba singular é a própria diversidade. Gente de toda parte, os que migraram há muito tempo ou os que a escolherem recentemente, fazem Curitiba ser o que é, hoje, agora! Ainda bem!

Então, nem perderemos tempo em falar da gastronomia e da hotelaria, como é o caso do Transamérica Prime Batel, um de nossos parceiros hoteleiros na cidade, das artes, das universidades e dos teatros. Seria desnecessário.

Aniversário de Curitiba: tanto para ver e sentir em um só lugar

Contudo, não é lugar-comum dizer que Curitiba tem uma das melhores ofertas de lazer ativo do Cone Sul, lembrando que não possui praias, certamente.

Aniversário de Curitiba
Cachoeira da pedreira no Parque Tanguá. Foto: Ivan Mendes © Lobi Ciclotur

Ciclo estruturas em Curitiba

Assim como, andar de bicicleta entre os parques da cidade e os monumentos históricos, apenas para citar, é uma prática turística das melhores para se fazer em Curitiba.
Ainda que a oferta de ciclo estruturas confiáveis e planejadas com a participação de usuários de bicicletas urbanas possa melhorar bastante, sempre há o que melhorar, não é verdade?

Aniversário de Curitiba
Ciclovia no Memorial Árabe em Curitiba. Foto: Ivan Mendes © Lobi Ciclotur

Próxima a muita coisa boa!

Similarmente, a proximidade da capital com outras destinações como os Campos Gerais, a Estrada da Graciosa, a Lapa, litoral, entre outros, aumenta a atratividade.

Certamente, haveria mais de 330 motivos para amar e visitar a cidade, não restam dúvidas, dizemos com alegria.

Leminski

Sendo assim, para encerrar, brindamos ao Aniversário de Curitiba, valendo-nos das palavras célebres de Leminski, quando ele diz: “isso de ser exatamente o que se é ainda vai nos levar além…

Vista do mirante no Parque Passaúna em Curitiba
Vista do Parque Passauna. Foto: Ivan Mendes © Lobi Ciclotur

Um pouco da história de Curitiba

Enquanto, marcada pela imigração, Curitiba abriga gente de vários países que lá escolheram para viver. Até o século XVIII, eram os índios, mamelucos, portugueses e espanhóis que predominavam na cidade. Além disso, com a emancipação política do Paraná (1854) e o incentivo governamental à colonização na segunda metade do século XIX, Curitiba recebeu uma grande leva de europeus.

Bicicleta urbana no centro histórico de Curitiba
Centro histórico de Curitiba. Foto: Ivan Mendes © Lobi Ciclotur

População em Curitiba

Nesse ínterim, alemães, franceses, suíços, austríacos, sírios, libaneses, poloneses, italianos, ucranianos, presentes nos centros urbanos ou nos núcleos coloniais, conferiram um novo ritmo de crescimento à cidade e influenciaram de forma marcante os hábitos e costumes locais.

Feliz Aniversário, Curitiba!

Equipe © Lobi Ciclotur

Gostou? Compartilhe!

Picture of LOBi
LOBi
Oi, eu sou o LOBi! Estou aqui para aliar natureza e caminhos alternativos para você e sua família descobrirem o mundo do ponto de vista da bicicleta.

Deixe um comentário