Cicloturismo e Turismo de Aventura no Paraná

Em alta, apenas o que se pode fazer ao ar livre

Primeiramente, milhares de publicações pelo mundo estão comprovando que as atividades de lazer ativo ao ar livre são, definitivamente, aquelas que correspondem às exigências racionais de distanciamento social. Aliás, a bicicleta e o pedestrianismo nunca estiveram tão em alta, seja para lazer, seja para deslocamentos. Então, esse é o momento do Cicloturismo e o Turismo de Aventura no Paraná.

Campos Gerais – Foto: Ivan Mendes – Lobi Cicloturismo e Aventura

Integrar Destinos

Prosseguindo com nossa proposta de desenvolver o Cicloturismo e Turismo de Aventura no Paraná, realizamos, dias atrás, uma visita técnica nos Campos Gerais e ao Parque de Vila Velha, mantendo os rigores preventivos necessários. A ideia de integrar atrativos e produtos turísticos em uma hub de qualidade e segurança sanitária é ousada, porém, factível, quando se conta com parcerias concretas.

Equipe Lobi Ciclotur na Lagoa Dourada – Foto Fernanda Haura

Comportamento Ideal

Mas, de nada adianta preparar caminhos, produtos e desenvolver atrativos, como o Cicloturismo e Turismo de Aventura se o comportamento do usuário não for, no mínimo, responsável. Vale dizer, contudo, que é notável perceber um sem-número de grupos de ciclistas pedalando juntos, contrariando as claras recomendações da OMS. Parece que nada está acontecendo que justifique uma radical mudança de comportamento social.

Campos Gerais – Foto: Ivan Mendes – Lobi Cicloturismo e Aventura

Quando propomos o Cicloturismo e Turismo de Aventura nos Campos Gerais queremos dar relevância à defesa da vida, ainda que sob a forma de desenvolver caminhos e ter gente capacitada para servir, dentro do bom senso e da máxima segurança sanitária possível. Não há outra forma, basta ver.

A Taça no Parque de Vila Velha – Foto: Ivan Mendes – Lobi Cicloturismo e Aventura

Nenhuma vida é banal

O brasileiro vê o afrouxamento do distanciamento em outras partes do mundo, principalmente na Europa, e não percebe que não somos a Europa.
Se lá alcançou-se este status é por conta de uma cultura que respeita medidas responsáveis, inclusive o distanciamento social.
Então, é oportuno que se reforce que a costumeira displicência dos brasileiros está custando um alto preço, injusto de ser pago com vidas. Incontáveis unidades de conservação pelo mundo, como o Parque de Vila Velha, estão se adaptando para acolher visitantes. Porque será que algumas pessoas ainda não se acostumaram com a ideia de que o mundo mudou?

Campos Gerais – Foto: Ivan Mendes – Lobi Cicloturismo e Aventura

Circuito de Cicloturismo e Turismo de Aventura nos Campos Gerais

Mobilizamos remotamente personagens e instituições nos últimos 3 meses, a fim de dar uma resposta cidadã e com civilidade ao direito ao lazer. Tudo para que o Cicloturismo e Turismo de Aventura no Paraná nos Campos Gerais se torne a referência para outras regiões do Estado.

Parque Vila Velha –Foto: Ivan Mendes – Lobi Cicloturismo e Aventura

Ponta Grossa está fazendo a lição de casa, defendendo os Campos Gerais antes de, simplesmente, promove-lo.

Na consequência disto, busca-se gerar receitas em negócios sustentáveis ao unir empreendimentos renomados como o Buraco do Padre, a Cachoeira da Mariquinha, o Salto São Jorge, a Colônia de Witmarsum, o Porto Brazos e, inclusive, o Parque de Vila Velha, entre outros.

Furna Cachoeira Buraco do Padre – Foto: Ivan Mendes – Lobi Cicloturismo e Aventura

Abrindo Horizontes

Ao pensar e agir coletivamente, ampliamos o escopo do Circuito de Cicloturismo e Turismo de Aventura nos Campos Gerais, para congraçar e contemplar a todos, desde que devidamente capacitados para servir neste novo momento global.

E nós? Nós vamos em frente, abrindo horizontes a perder de vista, sendo uma lâmina flamejante cruzando os campos do Sul do país.

Produção: Ivan Mendes – Texto: Therbio Felipe
Lobi Ciclotur

Gostou? Compartilhe!

Picture of LOBi
LOBi
Oi, eu sou o LOBi! Estou aqui para aliar natureza e caminhos alternativos para você e sua família descobrirem o mundo do ponto de vista da bicicleta.

Deixe um comentário