Cicloturismo em Itapema

Itapema tem belas praias catarinenses e ambientes naturais e urbanos para vários tipos de turismo. Além das praias, outros atrativos são oferecidos como, aventuras ecológicas, belas trilhas com vegetação nativa, cascatas, entre outras.

Ambiente urbano e de litoral com via para passeios de bicicleta
É por todos estes motivos que a cidade hoje é o terceiro destino mais procurado pelos turistas no estado de Santa Catarina. A localização da cidade é privilegiada, sendo vizinha de Balneário de Camboriú, a praia mais movimentada de Santa Catarina.
Itapema a cada ano recebe mais visitantes e se torna um dos principais pontos turísticos da região Sul. Encontra-se num dos trechos mais bonitos do litoral catarinense. 
Possui uma infraestrutura de primeiro mundo. Com construções da época da colonização e influência açoriana, assim como na gastronomia, pelos pratos especializados em frutos do mar. Meia Praia, a mais famosa com sua a bela paisagem. 
O Parque Calçadão oferece espaço para o lazer. A Praia da Ilhota é conhecida por ser o reduto gastronômico. Mirante do Encanto vista de 360 graus de toda a cidade e é parada obrigatória para quem visita Itapema. 


O turismo de aventura e o cicloturismo são espetáculos a parte. Com trilhas e rotas de aventuras em meio a vegetação nativa e riachos, o percurso oferece visuais magníficos. A fauna e a flora nativas mostram toda a beleza da Mata Atlântica. Em alguns locais também é possível realizar a observação de espécies raríssimas de pássaros.
Itapema faz parte do circuito Costa Verde e Mar ,que  liga várias cidades, passando por trilhas e estradas secundárias, com pouco movimento, trazendo a possibilidade de conhecer de bicicleta um dos mais recortados e belos litorais do país, percorrendo ainda tranquilas cidades do interior, com matas preservadas, rios e cachoeiras.



É o primeiro circuito de cicloturismo do Brasil a abranger uma região do litoral. E, ao mesclar trechos de litoral com o interior, oferece uma grande diversidade cultural e de paisagens. O roteiro passa ainda por pontos turísticos de destaque nacional e locais de incomparável beleza cênica.

Praias badaladas alternam-se com outras desertas e rodeadas pela verde mata atlântica. Entre uma praia e outra, estão os morros, que dão o desafio da viagem e também oferecem visuais magníficos. De colonização principalmente açoriana, o litoral guarda fortes traços culturais portugueses, expressos principalmente nos festejos e na culinária. No interior, a paisagem dos arrozais e as casas de madeira dão o tom da viagem. São marcantes aqui outras influências culturais, notadamente a alemã e a italiana.

Imagem com parte de Itapema. Foto: Cidades Em Fotos

Ao percorrer o circuito, o cicloturista passará por 11 municípios, sendo sete no litoral: Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Itapema, Itajaí, Navegantes, Penha e Porto Belo e mais três no interior: Camboriú, Ilhota e Luiz Alves. Num total de 257 km, o percurso dá preferência a estradas de terra e vias urbanas, evitando ao máximo as estradas asfaltadas.

Gostou? Compartilhe!

Author picture

Uma resposta

  1. Oi Souza

    Esse tipo de comentário só nos dá força para continuar.
    Grande abraço. Valeu!

Categorias

Grupo WhatsApp

Participe do nosso grupo, e receba noticias exclusivas em primeira mão

WhatsApp

(41) 9 9184-8855