Itajaí localiza-se no litoral norte do Estado de Santa Catarina, junto à foz do Rio Itajaí-Açu, e foi um dos destinos do Lobi e turma num passeio de cicloturismo.
É o primeiro circuito de cicloturismo do Brasil a abranger uma região do litoral. E, ao mesclar trechos de litoral com o interior, oferece uma grande diversidade cultural e de paisagens. O roteiro passa ainda por pontos turísticos de destaque nacional e locais de incomparável beleza cênica.
Imagem de parte da cidade de Itajaí. Foto: Divulgação |
A cidade encontra-se em uma região estratégica do território catarinense, localizando-se na margem direita do maior rio do Estado, integrando um eixo de ligação com as principais rodovias e aeroportos do Brasil.
O município tem o segundo maior PIB do Estado, decorrente dos setores econômicos mais importantes como a logística, construção civil, atividades industriais e portuárias, destacando-se o seu complexo portuário como o maior porto pesqueiro do país e o segundo maior em movimentação de contêineres.
O Lobi e demais integrantes do grupo visitaram muitos ambientes de Itajaí. Foto: Lobi Cicloturismo |
Itajaí está em constante crescimento, principalmente com novos mercados em expansão como a indústria naval e o armazenamento e distribuição de combustíveis. Com uma população de mais de 180 mil habitantes, a cidade apresenta um considerável patrimônio histórico-cultural.
Durante o ano a cidade mantém a tradição de festas típicas, que oferecem gastronomia, cultura e entretenimento aos habitantes e também aos turistas. Itajaí conta ainda com belas paisagens naturais, do meio rural às praias, coroadas por atrativos turísticos como o Bico do Papagaio, Parque Natural da Atalaia, Molhe, entre outros.
Cicloturismo em Itajaí
Cicloturismo é uma modalidade de viagem turística usando a bicicleta não só como meio de transporte, mas como uma companheira de viagem, geralmente em estradas secundárias e caminhos de interior.
Itajaí oferece um destino misto, onde o turista pedala áreas urbanas e rurais, percorrendo 8 bairros e 9 das 17 comunidades rurais. Estradas sinuosas, novas amizades, paisagens que enchem os olhos de quem aprecia com a calma de um passeios de bicicleta.
Itapema faz parte do circuito Costa Verde e Mar ,que liga várias cidades, passando por trilhas e estradas secundárias, com pouco movimento, trazendo a possibilidade de conhecer de bicicleta um dos mais recortados e belos litorais do país, percorrendo ainda tranquilas cidades do interior, com matas preservadas, rios e cachoeiras.
É o primeiro circuito de cicloturismo do Brasil a abranger uma região do litoral. E, ao mesclar trechos de litoral com o interior, oferece uma grande diversidade cultural e de paisagens. O roteiro passa ainda por pontos turísticos de destaque nacional e locais de incomparável beleza cênica.
Praias badaladas alternam-se com outras desertas e rodeadas pela verde mata atlântica. Entre uma praia e outra, estão os morros, que dão o desafio da viagem e também oferecem visuais magníficos. De colonização principalmente açoriana, o litoral guarda fortes traços culturais portugueses, expressos principalmente nos festejos e na culinária. No interior, a paisagem dos arrozais e as casas de madeira dão o tom da viagem. São marcantes aqui outras influências culturais, notadamente a alemã e a italiana.
Itajaí é rota de turismo de vários modais. Foto: Divulgação / Santa Catarina Turismo |
Ao percorrer o circuito, o cicloturista passará por 11 municípios, sendo sete no litoral: Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Itapema, Itajaí, Navegantes, Penha e Porto Belo e mais três no interior: Camboriú, Ilhota e Luiz Alves. Num total de 257 km, o percurso dá preferência a estradas de terra e vias urbanas, evitando ao máximo as estradas asfaltadas.