Cicloturismo em Itapema

Itapema tem belas praias catarinenses e ambientes naturais e urbanos para vários tipos de turismo. Além das praias, outros atrativos são oferecidos como, aventuras ecológicas, belas trilhas com vegetação nativa, cascatas, entre outras.

Ambiente urbano e de litoral com via para passeios de bicicleta
É por todos estes motivos que a cidade hoje é o terceiro destino mais procurado pelos turistas no estado de Santa Catarina. A localização da cidade é privilegiada, sendo vizinha de Balneário de Camboriú, a praia mais movimentada de Santa Catarina.
Itapema a cada ano recebe mais visitantes e se torna um dos principais pontos turísticos da região Sul. Encontra-se num dos trechos mais bonitos do litoral catarinense. 
Possui uma infraestrutura de primeiro mundo. Com construções da época da colonização e influência açoriana, assim como na gastronomia, pelos pratos especializados em frutos do mar. Meia Praia, a mais famosa com sua a bela paisagem. 
O Parque Calçadão oferece espaço para o lazer. A Praia da Ilhota é conhecida por ser o reduto gastronômico. Mirante do Encanto vista de 360 graus de toda a cidade e é parada obrigatória para quem visita Itapema. 


O turismo de aventura e o cicloturismo são espetáculos a parte. Com trilhas e rotas de aventuras em meio a vegetação nativa e riachos, o percurso oferece visuais magníficos. A fauna e a flora nativas mostram toda a beleza da Mata Atlântica. Em alguns locais também é possível realizar a observação de espécies raríssimas de pássaros.
Itapema faz parte do circuito Costa Verde e Mar ,que  liga várias cidades, passando por trilhas e estradas secundárias, com pouco movimento, trazendo a possibilidade de conhecer de bicicleta um dos mais recortados e belos litorais do país, percorrendo ainda tranquilas cidades do interior, com matas preservadas, rios e cachoeiras.



É o primeiro circuito de cicloturismo do Brasil a abranger uma região do litoral. E, ao mesclar trechos de litoral com o interior, oferece uma grande diversidade cultural e de paisagens. O roteiro passa ainda por pontos turísticos de destaque nacional e locais de incomparável beleza cênica.

Praias badaladas alternam-se com outras desertas e rodeadas pela verde mata atlântica. Entre uma praia e outra, estão os morros, que dão o desafio da viagem e também oferecem visuais magníficos. De colonização principalmente açoriana, o litoral guarda fortes traços culturais portugueses, expressos principalmente nos festejos e na culinária. No interior, a paisagem dos arrozais e as casas de madeira dão o tom da viagem. São marcantes aqui outras influências culturais, notadamente a alemã e a italiana.

Imagem com parte de Itapema. Foto: Cidades Em Fotos

Ao percorrer o circuito, o cicloturista passará por 11 municípios, sendo sete no litoral: Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Itapema, Itajaí, Navegantes, Penha e Porto Belo e mais três no interior: Camboriú, Ilhota e Luiz Alves. Num total de 257 km, o percurso dá preferência a estradas de terra e vias urbanas, evitando ao máximo as estradas asfaltadas.

Gostou? Compartilhe!

Author picture

Uma resposta

Deixe um comentário