Cicloturismo no Brasil

Cicloturismo cresce no Brasil

A história do cicloturismo no Brasil não existe há muito tempo, pelo menos o tipo de cicloturismo massivo dos últimos anos com guias, roteiros oficiais, empresas especializadas etc. Embora podemos dizer que o surgimento do cicloturismo começa a crescer e tornar-se visível no momento de entrada da Mountain Bike no país, ou seja, no final da década de 80.

Cicloturista raiz Thiago Fantinatti
Cicloturismo raiz  por Thiago Fantinatti

Deslocamentos de bicicleta

Apenas em 2005 é lançado pelo Ministério do Turismo o documento “Regulamentação, normalização e certificação em Turismo de Aventura” e até hoje ciclistas encontram dificuldades em transportar bicicletas em ônibus de viagem e somente em 2016 algumas cidades começaram a autorizar que bicicletas fossem transportadas dentro de ônibus urbanos.

O cicloturismo não é uma atividade que se resume apenas a viagens realizadas utilizando a bicicleta como principal modo de transporte e maior motivação da viagem. O cicloturismo também engloba passeios de um dia dentro ou fora do seu local de residência e quando o ciclismo compõe um grupo maior de atividades quando se visita algum destino específico. Portanto, considera-se as categorias de cicloturismo urbano, mountain bike, ciclismo de estrada e qualquer outra atividade recreativa que se utilize a bicicleta como modo de transporte.

Cicloturismo guiado por Lobi Cicloturismo_Foto: Ivan Mendes

Iniciando no Cicloturismo

A porta de entrada para o cicloturismo no Brasil normalmente são em grupos de pedais urbanos. São nestes encontros que ciclistas vão aprendendo e trocando informações sobre viagens, bicicletas, dicas e muitos grupos de pedais organizam viagens de bicicleta.

Este texto traz algumas dicas essenciais para você fazer a tua cicloviagem seja ela sozinho, em grupo ou em alguma agência de cicloturismo no Brasil. Pois esportes de aventuram, mesmo os pagos, envolvem treinamento, determinação, trabalho árduo etc. Muitas pessoas acreditam que o simples ato de pagar as levará ao objetivo proposto, o que não é verdade, veja por exemplo onde todos os anos pessoas desembolsam mais de 65 mil dólares para tentar atingir o cume do Everest e muitas voltam para casa sem alcançar seu objetivo.

Cicloturismo de Aventura nos Campos Gerais do Paraná – Lobi Cicloturismo

Dicas para praticantes de cicloturismo no Brasil

Alimentação

Imagine teu corpo como um automóvel, caso você utilize combustível de baixa qualidade provavelmente ele não terá uma boa performance. Da mesma forma teu corpo precisa de alimentação de qualidade, isso inclui comida de verdade como folhas, frutas, verduras e legumes. Evite frituras, refrigerantes, cervejas, bebidas destiladas, e alimentos industrializados como batata chips, bolachas recheadas, pipocas etc. Você precisar criar uma estratégia de alimentação durante o pedal bem como de hidratação. Isso é essencial para um bom resultado. Sede e fome acaba com qualquer ciclista. Procure sobre quais alimentos ingerir no pré-treino, no treino e no pós-treino, informe-se como conseguir uma hidratação correta.

Alimentação no Pedal de Aventura_ Foto: Ivan Mendes Lobi Cicloturismo

Treinamento

Sem treinamento você provavelmente irá para o carro de apoio nas primeiras subidas ou pegar uma carona para voltar para casa. Qualquer cicloturista deve treinar 6 horas ou mais para sentir o clima de uma viagem, pedalar em todo tipo de clima adverso como vento, chuva, sol e frio. Andar de bicicleta de madrugada manhã, tarde e noite, encarar todo tipo de terrenos como asfalto, terra, cascalho, barro e areia. Com isso você estará criando resistência e desenvolvendo teu condicionamento físico. Teu corpo precisa estar preparado para as adversidades naturais.

Cicloturismo guiado por Lobi Cicloturismo_Foto: Ivan Mendes
Cicloturismo guiado por Lobi Cicloturismo_Foto: Ivan Mendes

Acessórios

Bem alimentado e condicionado você precisa se atentar a vários detalhes levando em consideração tua segurança. Aprenda sobre mecânica básica como trocar pneus, arrumar a corrente e marchas. Use sempre capacete e roupas apropriadas. Leve sempre contigo sinalizadores mesmo que o pedal seja apenas de manhã e tarde. Esteja sempre com ferramentas e componentes reservas como câmaras de ar. Utilize geleia de vaselina nas virilhas para evitar assaduras, utilize protetor solar e leve suplementos.

Outras dicas importantes:

– Respiração profundas antes das subidas.
– Mantenha uma cadência na bicicleta, vá no teu ritmo.
– Gerencie tua força no pedal para não cansar.
– Perca Peso
– Não use cueca ou calcinha por baixo das bermudas de ciclismo.
– Use roupas apropriadas
– Descanse bastante após um treino longo.
– Leve sempre algo contigo para comer e beber
– MTB envolve esforço e superação
– Estude sobre cicloturismo em livros e sites.

por Sevilha © LOBi.com.br

Gostou? Compartilhe!

Picture of LOBi
LOBi
Oi, eu sou o LOBi! Estou aqui para aliar natureza e caminhos alternativos para você e sua família descobrirem o mundo do ponto de vista da bicicleta.

Deixe um comentário