Cicloturismo no Paraná vira lei

Cicloturismo no Paraná vira lei

Paraná sai na frente e aprova a Lei do Cicloturismo no estado. A criação de uma legislação estadual que coloca o cicloturismo como uma área estratégica do turismo de aventura é inédito no Brasil. “A aprovação deste projeto que cria a Lei do Cicloturismo no Paraná é a confirmação do nosso compromisso com a defesa de políticas públicas de mobilidade ativa e, especialmente, com a defesa de iniciativas de promoção e incentivo ao uso da bicicleta”, comentou o autor do projeto, o deputado estadual Goura (PDT).
Para ele, neste momento em que o cicloturismo no Paraná vira lei, é preciso vontade política para seguir em frente: “Esperamos que o governo abrace a proposta, criando uma sinalização padrão e identidade visual para o cicloturismo em todo o estado, ajudando a definir as rotas, mapeando os atrativos, divulgando informações sobre os circuitos e principalmente auxiliando na formação de consórcios entre os municípios e parcerias com a iniciativa privada.”

Amigos do Lobi / Pico Paraná / PR 340 / Foto: José João da Silva, cedidas pelo Santuário Vitória Régia.

Cultura do Cicloturismo

A nova lei afirma que os circuitos e rotas do cicloturismo no Paraná, serão traçados e implantados considerando as bacias hidrográficas, o relevo e a formação histórica, cultural e social de cada região. Também que terão seus traçados estabelecidos preferencialmente em estradas, vias secundárias ou de menor fluxo de veículos motorizados. “O turismo ecológico, e em especial o cicloturismo, tem muito potencial, não só econômico, para o desenvolvimento dos municípios envolvidos em rotas e circuitos de cicloturismo”, explicou Goura. “Com a lei, podemos promover a valorização da cultura e dos atrativos do Paraná de uma forma diferenciada. Vamos valorizar também as comunidades e as economias locais.” completou Goura que também é ciclista e pedala pelo estado.

Cicloturismo no Parque Vila Velha / Ponta Grossa / Paraná / Foto: Lobi Ciclotur

Captação, desenvolvimento, capacitação, implantação e gestão.

Cicloturistas e ciclistas comemoram agora que o cicloturismo vira lei no Paraná e especialista deixa claro que é um passo importante, mas apenas o primeiro passo.
E que a lei que não capacita, por si só, a implantação desta atividade de lazer, importante para a retomada da economia paranaense através do turismo. “Parabéns aos paranaenses, serão exemplo para todo o país. Cicloturismo é progresso sem poluição”, comentou Antônio Adriano Munster.“A lei é uma questão de regulamentação, além de legalizar a modalidade ela promove uma cultura. Já o desenvolvimento do cicloturismo no Paraná será preciso apoio dos governos municipais e estaduais e que envolvam ciclistas e profissionais com empresas que entendam nas especificidades dessa modalidade turística pois é necessário também capacitação” declarou Ivan Mendes, ceo da LOBI – Cicloturismo e Turismo de Aventura, cujo empresa acaba de fechar um contrato com o Grupo Soul Parques e ganhou uma rota dentro do Parque Vila Velha onde os visitantes vão poder conhecer, de bicicleta, as principais atrações da unidade de conservação.

Demarcando caminhos para o Cicloturismo nos Campos Gerais / Paraná / Foto: Lobi Ciclotur

O que é Cicloturismo?

Cicloturismo é uma modalidade de viagem turística que contempla a bicicleta não só como meio de transporte, mas como uma companheira de viagem, geralmente por estradas secundárias e caminhos de interior. Além desta dimensão, no Cicloturismo a bicicleta oportuniza encontros com a natureza e com as culturas por onde se transita, visto que a velocidade e a forma silenciosa de mover-se possibilitam perceber aspectos socioambientais e culturais que não são possíveis usando veículos automotores.

Baixe o projeto de lei clicando aqui
Cicloturismo no Paraná: realidade acima das expectativas!

Produção: Ivan Mendes – Texto: Ciclonavegantes  – Equipe Lobi Ciclotur

Gostou? Compartilhe!

Picture of LOBi
LOBi
Oi, eu sou o LOBi! Estou aqui para aliar natureza e caminhos alternativos para você e sua família descobrirem o mundo do ponto de vista da bicicleta.

Respostas de 2

Deixe um comentário