Circuito de Cicloturismo no Paraná

Nasce um Circuito de Cicloturismo no Paraná ou é uma ciclorrota?

Nosso querido professor Augusto Cury, ícone da literatura no país, tem sempre uma frase interessante sobre aprendizagem. Escolhemos, porém, uma que ilustra muito bem o momento que vivemos: “Uma pessoa inteligente aprende com os próprios erros, porém, uma pessoa sábia aprende com o erro dos outros”.

(Foto: Reprodução/Comec)

Esta citação corrobora com o que temos feito nestes últimos seis anos na Região Sul do país: compartilhamos com os outros o que vimos, vivenciamos e aprendemos com outros que compartilharam conosco, anteriormente. Aliás, compartilhar é a tônica do Cicloturismo.

Arte: Lobi Ciclotur – Mídia Pixel

Lideranças da Região

Revisando esta trajetória, nos enche de orgulho de que nosso trabalho esteja inspirando muitos municípios a desenvolver o Cicloturismo, ainda que de maneira personalista.

Desde que iniciamos nossas operações no Estado do Paraná, apostamos no compartilhamento de esforços e conhecimento para fazer nascer um Circuito de Cicloturismo no Paraná, tanto é que, em 16 de maio de 2018, organizamos junto ao Poder Público local o 1º Fórum Regional de Cicloturismo e Negócios – Quatro Barras, evento este que reuniu líderes e lideranças da região. Nesta ocasião, realizamos duas palestras abordando questões técnicas que indicavam a criação de mais de um Circuito de Cicloturismo no Paraná.

Foto: Thiago Fantinatti

Cicloturismo e a capacitação técnica

Lembrando ainda, boa parte de nossa fala apontou para a urgência de capacitação comunitária (ação socioeducativa) para o acolhimento dos cicloviajantes que desejassem percorrer um Circuito de Cicloturismo no Paraná, indicando que não bastava a definição física dos caminhos e nem tão somente a eleição de atrativos naturais e culturais, produtos e serviços (hotelaria, gastronomia, bebidas, cenários) para que um circuito encontrasse êxito. Frisamos, naquela oportunidade e continuamos a frisar hoje, que o desenho de traçado de interesse cênico nem sempre condiz com a preparação da comunidade para a hospitalidade, coisa que se espera de um Circuito de Cicloturismo no Paraná.

Ivan Mendes CEO do Lobi Ciclotur palestra na RMC. Foto: Thiago Fantinatti

Ciclorrotas não são Caminhos Turisticos

Quando nos chega, em matéria publicada no dia 10/07/2019, a notícia da criação de um Circuito de Cicloturismo no Paraná, é óbvio que seja motivo de alegria e de satisfação, pois compreendemos que a mensagem que emitimos fez eco.

A Ciclorrotas Nascentes do Iguaçu recebe nossos cumprimentos e votos de pleno sucesso, pois a comunidade e os ciclistas merecem. Uma ressalva, que nos cabe enquanto cicloturistas, é que não compreendemos os reais motivos pelos quais a Estrada da Graciosa e Morretes não estão contemplados em tal circuito. Talvez esta seja uma questão que pode não ser apenas nossa.

Cicloturistas de Mato Grosso com o Lobi na Estrada da Graciosa:. Foto Ivan Mendes

O lançamento oficial da Ciclorrota Nascentes do Iguaçu será no mesmo dia do megaevento dos Jogos de Aventura e Natureza no Paraná, o que pode, em certa medida, comprometer a experiência de ambos participantes, para mais ou para menos. Uma questão de planejamento, talvez, ou uma oportunidade política, ou ambos.

Circuito de Cicloturismo no Paraná ou ciclorrota?

Ciclorrotas são vias calmas. Não são Caminhos Turísticos

A sorte está lançada

Então, Alea jacta est (célebre frase possivelmente atribuída ao Comandante Romano, Julius César, que se traduziria como “a sorte está lançada”). Que o Circuito de Cicloturismo no Paraná, Ciclorrotas Nascentes do Iguaçu, encontre um caminho de sucesso a ser percorrido com a comunidade, com os cicloviajantes, com os ciclistas mountain bikers de grupos locais que certamente irão até lá para dar uma voltinha, com os peregrinos, com a conservação meio ambiental, com a equalização de receita e renda, com o exemplar envolvimento das escolas, com a geração responsável de futuro para as nossas crianças e jovens através da experiência socioeducativa de compartilhar que um Circuito de Cicloturismo no Paraná deve conter.

O que é uma Ciclorrota

Direção, produção e edição: Ivan Mendes – Texto: Therbio Felipe – Equipe Lobi Ciclotur

Gostou? Compartilhe!

Picture of LOBi
LOBi
Oi, eu sou o LOBi! Estou aqui para aliar natureza e caminhos alternativos para você e sua família descobrirem o mundo do ponto de vista da bicicleta.

Deixe um comentário

Grupo WhatsApp

Participe do nosso grupo, e receba noticias exclusivas em primeira mão

WhatsApp

(41) 9 9184-8855