Foi isso que fizemos no final de semana de sol na capital dos paranaenses, deixamos de lado as trilhas e fomos circular com os Bike Amigos do Lobi em um percurso atípico aos tradicionais conhecidos Interparques. Foram 85 quilômetros de pedal e diversão.
Conheça um pouco sobre alguns dos parques que passamos.
Parque Municipal São José dos Pinhais / Horto Municipal
Com uma área total de 649.039,43 m2 o Parque São José conta com; churrasqueiras, academia ao ar livre, pista de caminhada, campo de futebol, e uma ampla área de descanso e contemplação da natureza com ambiente familiar. O parque também abriga o batalhão da Força Verde e o horto municipal onde são cultivadas as flores que são trocadas por lixo reciclável.
Parque Lago Azul
Localizado na Rua Colomba de Merlin perto da Igreja do Umbará, preserva o meio ambiente e um pedaço da memória da cidade. A área de 126.615 metros quadrados, antiga propriedade da família Segalla, era usada nas décadas de 1960 e 1970 como parque particular e uma das poucas opções de lazer em área aberta da cidade. a casa de madeira que era a sede da propriedade foi transformada em bistrô. O moinho de milho também está recuperado sendo uma das atrações do novo parque. O parque ganhou um mirante de madeira no ponto mais alto, com vista geral do lago. Para chegar até o mirante o visitante terá de caminhar pela trilha iluminada dentro do parque. O parque está equipado com mesa e brinquedos de troncos, bancos de madeira, cancha de futebol de areia e de grama, cancha de voley, bistrô, sanitários, chafariz, portal, churrasqueira, parque de diversões, mirante, estacionamento, deck e trapiche entre outros.
Passaúna
O Parque Municipal do Passaúna é um dos mais belos parques de Curitiba. Lugar para relaxar, caminhar e sentir a natureza.
Desde 1980 o local tem seu meio ambiente protegido. O parque foi inaugurado em 1991, com 6,5 milhões m² de área. Cerca de metade dessa área é tomada pelo lago da represa da Estação de Abastecimento de Água do Passaúna, que abastece parte da cidade de Curitiba. A construção da represa inundou as instalações de antigas olarias, cujas chaminés ainda podem ser vistas no Parque.
Parque Barigui
Um dos maiores parques de Curitiba. Sábados, domingos e feriados o parque é um dos principais pontos de encontro da Cidade e, durante a semana, é muito comum as caminhadas em volta do lago.