De bicicleta nos parques de Curitiba e SJP

Pedalar em Curitiba é muito prazeroso, agora imagina pedalar entre os parques de São do José dos Pinhais, Curitiba e passando pelo zoológico. 




Foi isso que fizemos no final de semana de sol na capital dos paranaenses, deixamos de lado as trilhas e fomos circular com os Bike Amigos do Lobi em um percurso atípico aos tradicionais conhecidos Interparques. Foram 85 quilômetros de pedal e diversão.

Conheça um pouco sobre alguns dos parques que passamos.

Parque Municipal São José dos Pinhais / Horto Municipal
Com uma área total de 649.039,43 m2 o Parque São José conta com; churrasqueiras, academia ao ar livre, pista de caminhada, campo de futebol, e uma ampla área de descanso e contemplação da natureza com ambiente familiar. O parque também abriga o batalhão da Força Verde e o horto municipal onde são cultivadas as flores que são trocadas por lixo reciclável.

Parque Náutico
O Parque Náutico é um dos setores do Parque Iguaçu, que engloba o Zoológico e pomares públicos, usado para a prática de esportes náuticos (remo, vela e canoagem). É cortado pelo Rio Iguaçu, fica na divisa entre Curitiba e São José dos Pinhais, possui 2.500.000 m2, plataforma flutuante e garagens para barcos. Além de um bonito paisagismo.


Estrada que leva ao Zoológico de Curitiba

O Zoológico de Curitiba está situado no Parque Municipal do Iguaçu, ocupando uma área de 589 mil metros quadrados e que atualmente, está entre os cinco zoológicos mais conceituados do Brasil. Recebe cerca de 650 mil visitantes por ano e está aberto ao público de terça a sexta das 09 às 17 horas e sábados, domingo e feriados das 10h às 16 horas.

O acervo de animais do Passeio Público e do Zoológico tem aproximadamente 2.315 espécimes, representados por diversos grupos de aves e mamíferos exóticos e nativos, abrigados em amplos recintos proporcionando conforto e bem-estar aos animais.

Parque Lago Azul
Localizado na Rua Colomba de Merlin perto da Igreja do Umbará, preserva o meio ambiente e um pedaço da memória da cidade. A área de 126.615 metros quadrados, antiga propriedade da família Segalla, era usada nas décadas de 1960 e 1970 como parque particular e uma das poucas opções de lazer em área aberta da cidade. a casa de madeira que era a sede da propriedade foi transformada em bistrô. O moinho de milho também está recuperado sendo uma das atrações do novo parque. O parque ganhou um mirante de madeira no ponto mais alto, com vista geral do lago. Para chegar até o mirante o visitante terá de caminhar pela trilha iluminada dentro do parque. O parque está equipado com mesa e brinquedos de troncos, bancos de madeira, cancha de futebol de areia e de grama, cancha de voley, bistrô, sanitários, chafariz, portal, churrasqueira, parque de diversões, mirante, estacionamento, deck e trapiche entre outros.

Passaúna
O Parque Municipal do Passaúna é um dos mais belos parques de Curitiba. Lugar para relaxar, caminhar e sentir a natureza.

Desde 1980 o local tem seu meio ambiente protegido. O parque foi inaugurado em 1991, com 6,5 milhões m² de área. Cerca de metade dessa área é tomada pelo lago da represa da Estação de Abastecimento de Água do Passaúna, que abastece parte da cidade de Curitiba. A construção da represa inundou as instalações de antigas olarias, cujas chaminés ainda podem ser vistas no Parque.

Parque Barigui
Um dos maiores parques de Curitiba. Sábados, domingos e feriados o parque é um dos principais pontos de encontro da Cidade e, durante a semana, é muito comum as caminhadas em volta do lago.

Gostou? Compartilhe!

Picture of Lobi Ciclotur
Lobi Ciclotur
Oi, eu sou o LOBi! Estou aqui para aliar natureza e caminhos alternativos para você e sua família descobrirem o mundo do ponto de vista da bicicleta.

Deixe um comentário