Primeiro modelo de bicicleta. Foto: dpa/Uwe Anspach |
Drais promovia excursões públicas e escrevia artigos para revistas, a fim de tornar conhecida a sua invenção. A ideia se impôs rapidamente, em todas as partes surgiram cópias. No entanto, o desenvolvimento da máquina de andar foi refreado inicialmente em virtude de uma proibição. Os usuários de então utilizavam preferencialmente as calçadas, em vez das ruas esburacadas e frequentemente cheias de lama. E assim, entravam em conflito com os pedestres. As primeiras proibições de uso das calçadas vieram no final de 1817 em Mannheim, em 1818 em Paris e em 1819 em Londres. Mas somente com a invenção da impulsão por pedais em 1861 – dez anos depois da morte de Drais – é que a bicicleta se transformou num veículo de transporte de massa. Somente na Alemanha, as pessoas dispõem de 72 milhões de bicicletas.
Quando fez seu primeiro passeio de Mannheim em direção a Schwetzingen, em 12 de junho de 1817, fazia Karl von Drais uma ideia de como se desenvolveria a sua invenção, à qual ele dera o nome de máquina de andar? Provavelmente não. Esse primeiro passeio de bicicleta do mundo, há 200 anos, foi de quase 14 quilômetros de distância – mas a máquina de andar não agradou ao público. A precursora da atual bicicleta era muito cara para as pessoas no começo do século 19.
Apesar disso, o passeio de bicicleta de Drais é tido como a hora de nascimento da MOBILIDADE individual. Ser levado a algum lugar sem animal de montaria ou de tração era, até então, impossível. Drais, então com 32 anos de idade, inventou algo pioneiro com a sua máquina de andar, cuja popularidade persiste até hoje.
De encalhe a produto de massa
Por ocasião do jubileu daquele passeio inicial, o Technoseum – Museu Estadual de Técnica e de Trabalho em Mannheim – mostra até o dia 25 de junho de 2017 a grande exposição estadual de Baden-Württemberg: “2 Rodas, 200 Anos. O Barão von Drais e a História da Bicicleta”.
A exposição começa com um perfil de Karl von Drais, um inventor genial que, com as suas ideias, estava muito à frente da sua época. Somente 50 anos mais tarde é que o desenvolvimento da bicicleta começou a ganhar impulso: em 1867, Pierre Michaux apresentou na Exposição Mundial em Paris o seu velocípede de pedal, um veículo de duas rodas e pedais na roda da frente. O velocípede logo passou a ser produzido em série e tornou-se um êxito internacional de vendas.
O aperfeiçoamento encurtou o tempo de produção, os materiais tornaram-se mais leves e baratos e os usuários ficaram entusiasmados. Dentro de poucos anos, a bicicleta passou a ser um produto das massas.
A exposição em Mannheim mostra uma oficina histórica, peças de diversas fases do desenvolvimento e fantásticas ideias ligadas à bicicletas.