Mananciais da Serra: natureza exuberante e trilhas fáceis para passeios em família. Curitiba, 06/07/2017.Foto: Thays Poletto/Sanepar
|
“As caminhadas têm duração mínima de uma hora, entre ida e volta. O programa é ideal para passeios em família ou grupos, a pé ou de bicicleta. Quem vai aos Mananciais, tem uma oportunidade de ter contato com a natureza, com o ar fresco da Serra do Mar e com a história do saneamento. É também uma ótima opção para que a família tenha momentos de convivência e aproximação num ambiente de muita paz. As férias escolares podem ser um ótimo momento para isso”, diz o coordenador de Patrimônio Histórico da Sanepar, Junio Ferreira.
Segundo a pediatra Iolanda Novodzki, da Divisão da Criança e do Adolescente da Secretaria de Estado da Saúde, o convívio entre pais e filhos é muito importante e o contato da criança e do adolescente com a natureza ajuda no desenvolvimento motor, cognitivo e imunológico.
“Independente da faixa etária, a criança e o adolescente têm a necessidade de convivência com seus pais, com seus cuidadores, pois é deles que se recebem estímulos, referências e exemplos, como a alimentação ou a prática de exercícios. Além de um passeio como esses ser uma oportunidade de diálogo entre pais e filhos, que é parte fundamental, também colabora para o desenvolvimento cognitivo e formação pessoal da criança”, diz Iolanda.
Para ela, ao ter contato com a natureza, a criança também adquire autoconhecimento, compreende melhor o mundo, aguça sua curiosidade e aprende a respeitar a natureza.
PASSEIO – É proibida a entrada de animais, assim como deixar lixo no local, nadar, pescar, caçar, recolher animais ou plantas. Recomenda-se que o visitante use roupa e calçados confortáveis, repelente, proteção para sol ou chuva (os passeios realizam-se mesmo com chuva). É aconselhável máquina fotográfica e lanche. Há local para estacionamento de carros e é necessário fazer um cadastro na entrada.
O Programa de Visitas aos Mananciais da Serra é promovido pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Prefeitura Municipal de Piraquara, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Parque Estadual Pico do Marumbi.