Você conhece o sistema de vedação de pneus Tubeless?

Tubeless é uma tecnologia que permite usar pneus sem usar câmara de ar. O tubeless pode ser alcançado e usado de varias formas: tudo certinho e direitinho, com aro e pneu tubeless, ou aro tubeless com pneu normal, ou então caso um aro para tubeless não seja opção através de um kit do tipo do “NO TUBES”, e ter tubeless com aro normal com pneu normal ou aro normal com pneu tubeless.



Vantagens de usar tubeless:

– Melhor aderência, pois o piso do pneu molda-se melhor ao terreno, visto que os ombros do pneu não estão sobre pressão.

– Possibilidade de usar pressões baixas, o que também poderá aumentar a aderência;

– Furos? Desde que o liquido anti-furo esteja lá e seja trocado de 4 em 4 meses, a menos que seja um rasgão gigantesco não haverá furos que vos parem. Se o liquido anti-furo não funcionar podem sempre remendar o pneu com remendos como se fosse uma câmara de ar. Snake Bites nem que quisessem, pois só acontecem se houver câmara de ar envolvida;

– Peso, na medida em que se pode poupar na ordem das 500gr no total.

Desvantagens:
– O preço.

Qual a diferença entre um pneu normal e um tubeless? Fácil, o pneu tubeless não permite que o ar o “atravesse”. Por isso caso se queira usar um pneu normal este deve ser pelo menos de camada dupla (Dual Ply).

Aqui está o esquema:

Os pneus INTENSE, IRC E HUTCHINSON normais não são recomendados para usar em tubeless, pois os ombros são fracos e podem ceder devido à força que o sistema tubeless provoca.

1 – Pneu normal, encaixado no centro do aro, não permitindo baixas pressões e o pneu está sobre “pressão”, com superfície do piso redonda;

2- Pneu tubeless ou normal, encaixado nas laterais do pneu, permite baixas pressões e o o pneu não está tanto sobre “pressão”, tendo uma superfície de contacto com o terreno maior, aumentando a aderência.

Consulte o seu mecânico.

Gostou? Compartilhe!

Picture of Lobi Ciclotur
Lobi Ciclotur
A Lobi Ciclotur é pioneira no cicloturismo regenerativo e autoguiado no Sul do Brasil, fundada por Ivan Mendes em 2014. Especializada em rotas imersivas e sustentáveis, como a Rota dos Tropeiros (1.800 km e 48 municípios), alia aventura, conservação ambiental e fortalecimento comunitário. Com sinalização autoguiada profissional inspirada em padrões internacionais, capacitação local, valorização cultural e projetos ecológicos, a Lobi é reconhecida pelo poder público federal e pelo PL 1280/2024, sendo referência nacional em turismo de bicicleta consciente e de impacto positivo—transformando o Brasil em destino global de cicloturismo responsável. Horizontes a perder de vista, mas sem se perder no caminho.

Categorias

Grupo WhatsApp

Participe do nosso grupo, e receba noticias exclusivas em primeira mão

WhatsApp

(41) 9 9184-8855