Circuito de Cicloturismo nos Campos Gerais: e porquê não?
Logo após realizarmos a visita técnica no Parque de Vila Velha, demos continuidade ao nosso Projeto do Circuito de Cicloturismo nos Campos Gerais.
É um cenário onde estamos acostumados a percorrer e desbravar há bem mais de seis anos, e que está se convertendo em um território de empreendedores conscientes. Com alegria, encontramos alguns deles, com os quais temos articulado, sendo a grande diferença no novo Turismo da região.
Sobretudo, vale uma ressalva : neste período de Covid-19, todos os empreendimentos se encontram fechados à visitação como corresponde ao Decreto Estadual.
Horizontes a perder de vista
A equipe Lobi Ciclotur, pedalando e-bikes gentilmente cedidas pela Pedale Bikes Curitiba (Ivo Sieberts), partiu da Adega Porto Brazos (da hospitaleira Anneleen Dewulf) em direção ao Capão da Onça. Imaginem, interligar rotas nos interiores rurais dos Campos Gerais desde Ponta Grossa, passando pela Capela Santa Bárbara, Salto São Jorge, Cachoeira da Mariquinha, Buraco do Padre, Itaiacoca e chegando a Carambeí.
Nem seria necessário dizer, mas afirmamos: os paranaenses não conhecem os Campos Gerais como poderiam! Estamos apontando todas as possibilidade de um Circuito de Cicloturismo nos Campos Gerais, unindo cicloaventura, conservação ambiental e integração comunitária!
Estamos interligando os elos da corrente sustentável
Se trata de um bioma de uso sustentável, repleto de paisagens, certamente, encantadoras!
E há uma surpreendente visão empreendedora na região.
Coisa que ficou declarada aos olhos atentos do Alessandro Lozza de Moraes (Chefe de Gabinete da prefeitura em Ponta Grossa).
Além das belezas naturais, como balneários, cachoeiras, capões, bolsões de mata, campos sem fim, cristas de arenito, rios de água transparente, estão as comunidades agroecológicas e muita cultura. Formadas pela agricultura familiar, elas representam a estrutura de apoio e novos horizontes apoiadas por grandes produtores rurais, como os perspicazes Gustavo Ribas e o Sr. Carraro que, sensíveis às mudanças e querendo, fortemente, um futuro diferente para todos, são mais alguns elos fortes desta corrente de parceiros.
Cicloaventura, my friend!
E para os amantes das pedaladas mais técnicas, um singletrack às margens do Rio São Jorge é um convite à cicloaventura. Em nosso projeto, a contemplação da natureza está unida à prática esportiva saudável e responsável.
E as cicloaventuras podem entregar uma dose a mais de adrenalina a um Circuito de Cicloturismo nos Campos Gerais. Vamos juntos. Vamos fazer diferente. Mas, vamos em frente!
Veja mais imagens dessa cicloaventura clicando aqui
Produção: Ivan Mendes – Texto: Therbio Felipe – Equipe Lobi Ciclotur