1º Encontro Paranaense de Cicloturismo

1º Encontro Paranaense de Cicloturismo

Curitiba recebe o 1º Encontro Paranaense de Cicloturismo, evento é uma iniciativa do Conselho Paranaense de Ciclomobilidade (Conciclo) e tem a participação do Lobi.

1º Encontro Paranaense de Cicloturismo _ Lobi.com.br _ Ivan Mendes apresenta o Cicloturismo Autoguiado © Invest Paraná
Lobi Cicloturismo Autoguiado Foto: Invest Paraná

Iniciativa

Representantes de diversas frentes do cicloturismo, incluindo o poder público, promovem no próximo dia 3 de junho, das 8h30 às 18h, o 1º Encontro Paranaense de Cicloturismo. A concepção desse evento partiu do Conselho Paranaense de Ciclomobilidade (Conciclo), por intermédio da Câmara Técnica de Saúde, Esporte e Cicloturismo e parceiros.Ciclo Paraná _ 1º Encontro Paranaense de Cicloturismo _ Lobi.com.br _ Celepar

No Dia Mundial da Bicicleta

O encontro acontece justamente no Dia Mundial da Bicicleta em formato híbrido e terá palestras e atividades acontecendo durante todo o dia. A parte presencial acontece no auditório da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (CELEPAR), com limite de participantes, e haverá a transmissão via Youtube do Detran-PR  Clique Aqui para  assistir: (). Por todos os elementos que envolve e por se tratar do primeiro evento de tal envergadura, sem dúvidas se trata de um marco na história do cicloturismo paranaense. 

Por quê?

O 1º Encontro Paranaense de Cicloturismo busca primeiramente promover a reunião de pessoas interessadas no tema, para que as boas práticas relativas ao planejamento e gestão de rotas cicloturísticas sejam disseminadas o máximo possível. Alguns dos temas abordados serão: viabilidade técnica, governança, envolvimento da comunidade, sinalização, infraestrutura, experiências e cases de sucesso.   

Ciclotur Autoguiado no Parque Vila Velha no Paraná. Foto: Ivan Mendes © Lobi Ciclotur
Ciclotur Autoguiado no Parque Vila Velha no Paraná. Foto: Ivan Mendes © Lobi Ciclotur

Sensibilização e lançamentos de produtos

Diante disso, a ideia é também sensibilizar e orientar os atores locais e regionais sobre a relação do cicloturismo e o desenvolvimento local.  Além disso, haverá alguns lançamentos de importantes materiais durante o evento, como o Manual de Planejamento de Rotas Cicloturísticas (Paraná Projetos e Ciclo Paraná); Plataforma App Ciclo Paraná e Detran; Lançamento da logomarca da Rota Caiçara de Cicloturismo (Programa Ciclovida UFPR).

Rota Caiçara de Cicloturismo no Paraná. Programa Ciclovida UFPR
Programa Ciclovida UFPR na Expedi̤̣o da Rota Cai̤ara РFoto: Felipe Roehrig.

Onde se pretende chegar?

A promoção de um evento como o 1º Encontro Paranaense de Cicloturismo visa principalmente a disseminação de conteúdo técnico que é produzido na academia, pelos servidores públicos e por quem entende do assunto. Mas, mais do que isso, o evento busca deixar um legado na contribuição com o tema do cicloturismo no estado do Paraná, disponibilizando informações que possam subsidiar futuros estudos e projetos técnicos.

Sinalização para circuitos de Cicloturismo. Foto: Ivan Mendes © Lobi Ciclotur

Orientação aos municípios

Do mesmo modo, outro ponto a ser alcançado é a orientação para o desenvolvimento do cicloturismo nos municípios participantes, além da sensibilização para o tema cicloturismo e o incentivo às pesquisas acadêmicas sobre a temática. Portanto, os limites de um simples evento são ultrapassados no 1º Encontro Paranaense de Cicloturismo, o que será visto é uma verdadeira convergência de ideias e iniciativas, aquilo que convencionou-se chamar de brainstorming no mundo corporativo. 


Justificativa

E isso tudo tem uma justificativa: a necessidade de discussão do tema tendo em vista o crescimento do cicloturismo, a criação de novas rotas cicloturísticas e, por certo, a importância e destaque que o tema está tendo no Paraná e no Brasil. Ainda pode ser considerada a necessidade de se ampliar a discussão relativa ao cicloturismo de forma que os atores locais e gestores públicos possam ter acesso ao conteúdo técnico sobre o processo de planejamento de Rotas Cicloturísticas em seus diversos níveis.

1º Encontro Paranaense de Cicloturismo _ Lobi.com.br _ Ivan Mendes apresenta o Cicloturismo Autoguiado
Visita Técnica no Parque Estadual Vila Velha. Foto: Ivan Mendes © Lobi Ciclotur

O Lobi estará lá!

Representado pelo CEO, Ivan Mendes, a participação do Lobi no 1º Encontro Paranaense de Cicloturismo faz parte das temáticas destinadas à iniciativa privada e o tema da fala será “Como desenvolver circuitos de cicloturismo”. Portanto, a ideia é abordar um pouco do trabalho que o Lobi já desenvolve com relação ao mapeamento e implementação de rotas cicloturísticas autoguiadas, especialmente, no sul do Brasil.


Como desenvolver circuitos de cicloturismo

Dessa forma, entre os conceitos a serem apresentados estão a preocupação em como desenvolver circuitos de cicloturismo no Brasil, ao passo que o interesse por essa modalidade tem crescido e o perfil dos praticantes desse tipo de turismo foi ampliado, essencialmente durante a pandemia. O país tem um perfil climático favorável, além de muitos atrativos naturais. Esses são fatores capazes de fazer com que regiões sejam um grande destino de cicloturistas, contribuindo automaticamente para o incremento na conquista de turistas, é claro, se a oferta for qualificada, diz Ivan Mendes CEO do Lobi Ciclotur.

Cicloturismo Autoguiado no Parque Vila Velha
Foto: Ivan Mendes © Lobi Ciclotur

Serviço

O 1º Encontro Paranaense de Cicloturismo acontece no auditório da CELEPAR, localizado na Rua Mateus Leme, 1561, no bairro Bom Retiro, em Curitiba. As inscrições podem serem feitas clicando aqui. Atualizações sobre o evento estão sendo feitas pelo perfil  @cicloparana



Veja também:

🔗 Projeto de Cicloturismo no Paraná
🔗 Como desenvolver circuitos de cicloturismo
🔗 Reflorestamentos e o Cicloturismo

🔗 Caminhos da Serra da Graciosa
🔗 Estrada da Graciosa
🔗 Rota dos Tropeiros

Por Tiago Piontekievicz © Lobi Ciclotur 

 

Gostou? Compartilhe!

Picture of LOBi
LOBi
Oi, eu sou o LOBi! Estou aqui para aliar natureza e caminhos alternativos para você e sua família descobrirem o mundo do ponto de vista da bicicleta.

Deixe um comentário

Grupo WhatsApp

Participe do nosso grupo, e receba noticias exclusivas em primeira mão

WhatsApp

(41) 9 9184-8855