Desenvolvimento sustentável do cicloturismo no Brasil
Há muito, temos comentado sobre nossa atuação em favor do desenvolvimento sustentável do cicloturismo no Brasil. Por isso e por outros fatores é que o cicloturismo deve ser pensado como um produto, visando atender à necessidade do seu público.

Mas o que é sustentabilidade?
Então, sustentabilidade é um conceito relacionado ao desenvolvimento sustentável, ou seja, formado por um conjunto de ideias, estratégias e demais atitudes ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversas.

Conceito de turismo sustentável
Em contrapartida, o Turismo Sustentável visa à satisfação das necessidades socioeconômicas nas regiões receptoras e dos visitantes, através do cuidado e do respeito aos aspectos culturais, à integridade dos ambientes naturais e à diversidade biológica, de modo que este patrimônio seja mantido para as gerações futuras.

Desenvolvimento sustentável no Brasil
Mas, é preciso um planejamento que englobe também um incremento de receitas em comunidades à beira do turismo tradicional, de maneira a se transformar em um motivo a mais para que os cidadãos de pequenos municípios possam garantir seu viver e, desta forma, evitar o processo de migração para os grandes centros do país.

Cicloturismo autoguiado e sustentável
Contudo, a população aproveita para usufruir da ciclomobilidade. Ou seja, essa ideia pode ser adaptada especialmente para rotas de cicloturismo nas áreas rurais e naturais, afinal são nessas regiões onde se encontram algumas das melhores opções para o desenvolvimento sustentável do cicloturismo no Brasil, com caminhos tranquilos, atraentes e amigáveis.

A zona rural é cultural
Definitivamente, é lá onde estão alguns fragmentos puros da nossa cultura, cantares, sabores e saberes. Assim sendo, é aconselhável que essas comunidades entendam o porquê de estarem sendo inseridas em uma rota de cicloturismo autoguiada e que, sobretudo, assimilem de forma clara quais os benefícios que terão.
Cicloturismo de base comunitária
Antes de mais nada, o projeto de desenvolvimento sustentável do cicloturismo no Brasil deve entregar capacitação para que as comunidades envolvidas sejam autoras do seu próprio turismo, que as famílias do meio rural identifiquem uma sustentabilidade perene nesta atividade, que se qualifica ao longo do tempo e das experiências, e que o jovem encontre motivos para querer permanecer no meio rural de maneira digna e próspera.

Reflorestamento e o cicloturismo
Nesse sentido, propomos um projeto de desenvolvimento sustentável do cicloturismo no Brasil, que fomente, entre outros, a plantação de pomares de árvores nativas por esses caminhos cicláveis. Em suma, o objetivo principal é que as rotas cicloturísticas a serem planejadas sejam margeadas com pomares de árvores frutíferas nativas de cada região.
– Já imaginou pedalar num corredor emoldurado por árvores frutíferas?

Projeto de Cicloturismo
Contudo, o desenvolvimento sustentável do cicloturismo no Brasil, o foco deve ser o turista, o ideal é que no território existam atrativos, que possam contemplar também as famílias.
Por isso, é fundamental incluir nesses modelos uma ampla oferta de mecanismos socioculturais, econômicos e ambientais que são úteis tanto para o turista, quanto para quem vive nestas localidades.

Oportunidade de negócio
Definitivamente, o Cicloturismo é um produto sustentável, sim! Por esse motivo, o profissionalismo no desenvolvimento do cicloturismo é indispensável, caso contrário, o produto turístico já nasce morto, estigmatizado. Ou seja, se a oferta for qualificada vai gerar renda.
O que é cicloturismo autoguiado? Assista o vídeo e entenda.
Desenvolvimento sustentável do cicloturismo no Brasil
Enfim, em um país com uma extensão territorial tão grande, sobretudo com características tão favoráveis, contendo um perfil de público cada vez mais adepto, deveríamos ter mais instituições engajadas na missão de como desenvolver rotas e circuitos de cicloturismo sustentáveis no Brasil. Portanto, as oportunidades estão batendo à porta, basta atender e fazer o dever de casa da forma correta e profissional.
Afinal, não requer grandes investimentos.